Mantenha a postura para conquistar a boa forma

23/09/2011 às 17:014 min de leitura

Sabe aquela frase famosa que você já ouviu várias vezes na vida: “Olha a postura, menina!”? Pois saiba que esse “mantra” que ouvimos na infância deve ser seguido à risca pela vida toda para prevenir problemas de saúde.

Sentar sobre as pernas na cadeira do escritório, ficar largada em um sofá bem macio ou deitar de lado na cama para assistir a televisão pode não parecer, mas é bastante prejudicial. A postura incorreta traz muito mais problemas do que uma simples dor nas costas, que é a reclamação mais comum entre as pessoas.

Aquelas que evitam consumir doces e refrigerantes para se prevenir das celulites e das gordurinhas podem estar agindo em vão se não aliarem esses hábitos à manutenção de uma postura correta no dia a dia. Isso porque descuidar da postura pode causar desvios na coluna e essas alterações dificultam a circulação sanguínea na região, desencadeando uma série de desequilíbrios no corpo. Uma vez que o organismo não está recebendo a quantidade de sangue que precisa para irrigar os tecidos, ele começa a desenvolver a hiperlordose. Essa doença pode comprometer a região do abdômen e do quadril, resultando no acúmulo de líquidos, retenção de gorduras e surgimento de celulites. E parecia tão inofensivo, não é?!

Mas para não correr esse risco e espantar para bem longe os grandes inimigos das mulheres, você pode ter atitudes básicas que deixarão seu corpo mais alinhado e equilibrado.

É preciso ter força de vontade

Durante toda a vida vamos adquirindo costumes e hábitos que são bastante difíceis de serem revertidos de uma hora para outra. Por esse motivo, para conquistar uma postura adequada é preciso ter força de vontade e insistir um pouquinho quando seu corpo teimar em ficar em uma posição “mais confortável”.

Além desse fator psicológico, depois de muitos anos seguindo uma postura inadequada ocorrem alterações nas estruturas musculares, articulares e ósseas que são mais difíceis de mudar. Nesses casos, é importante contar com a orientação de um profissional capacitado que sempre saberá indicar as atitudes mais adequadas para que a reeducação postural tenha bons resultados.

Mas eu realmente preciso ter uma boa postura?

Talvez você esteja se sentindo bem com o seu corpo: sem dores, sem celulite e sem gordurinhas localizadas. Mas a postura não serve apenas para evitar esses problemas. Saiba que a postura correta é uma ótima prevenção para muitos problemas de saúde.

Quando você mantém seu corpo equilibrado, na posição certa, você ajuda seu organismo a funcionar de maneira correta e na maior velocidade possível. A circulação sanguínea cumpre adequadamente seu papel e assim você faz uma boa digestão, respira melhor, diminui a tensão e o estresse, não sente dormências ou formigamentos e por aí vai – a lista de benefícios é longa.

Já aqueles que não seguem bons hábitos fazem com que os ossos fiquem desalinhados e tencionam a musculatura desnecessariamente. Isso pode resultar em fadiga, tensão muscular e, em casos mais sérios, dores crônicas podem aparecer. Pacientes com problemas graves de postura podem, inclusive, comprometer a atividade de órgãos vitais.

Muito além da aparência

Já deu para notar que a boa postura traz inúmeros benefícios para a saúde do corpo. Mas mais do que ficar mais bonita, uma pessoa com boa postura transmite elegância e confiança.

Observe as pessoas que caminham na rua e note a diferença: entre um homem que anda com as costas curvadas e a cabeça baixa e outro rapaz que sabe andar corretamente com a coluna no lugar e uma boa postura, qual deles você escolheria?

No caso das mulheres, a postura ainda vai um pouco além. Ao buscar o equilíbrio você passa a conhecer melhor seu corpo e seus limites. O resultado são movimentos mais precisos, graciosos e femininos, além da ter uma melhora na coordenação motora.

Mas o que é uma postura correta?

Boa postura significa manter um equilíbrio entre os ossos, músculos e juntas. Para isso, eles devem estar alinhados e posicionados de maneira natural, sem sofrer tensões.

A coluna, que funciona como a haste central responsável por manter o corpo em pé, é a principal parte do corpo que deve estar em harmonia. Costas saudáveis apresentam três curvaturas naturais: a cervical, que é uma curvatura côncava na altura do pescoço; a torácica, que é convexa e fica na altura dos pulmões e a lombar, que é côncava e fica na parte mais baixa das costas. Conforme você movimenta a coluna, seus músculos e juntas da bacia, joelho e tornozelos se movem para equilibrar o corpo e manter a postura adequada em qualquer posição.

Para reconhecer os sinais da boa postura, observe uma pessoa em pé. Olhando de frente, ela deve ter um alinhamento vertical desde o alto da cabeça até a sola dos pés, além de um alinhamento horizontal na altura dos ombros, bacia e joelhos. Já de uma vista lateral, o alinhamento vertical deve passar pelas orelhas, ombros, bacia, joelhos e tornozelos. E olhando por trás, a pessoa deve apresentar a cabeça alinhada com a coluna, que não deve estar curvada.

Praticando a boa postura

A melhor maneira de identificar os problemas na sua postura é consultar um fisioterapeuta que vai indicar os exercícios específicos para solucioná-los. Mas nada impede que você tome algumas medidas de precaução para aliviar suas costas e melhorar sua postura.

Os grandes vilões da harmonia do corpo são a falta de atividade física, esforços físicos exagerados ou repetitivos e a permanência excessiva em posição sentada. Ao evitar esses vilões, você já está contribuindo muito para a melhora do seu corpo.

Existem praticas esportivas específicas que geram resultados melhores na busca da boa postura, como o pilates e o alongamento.

O pilates é uma prática que pode ser feita na água, no solo ou em aparelhos. Através de exercícios de equilíbrio, o pilates proporciona o alongamento e fortalecimento da coluna que resultam em uma boa postura. Com técnicas como a conscientização corporal e o trabalho com a respiração, a prática criada por Joseph Pilates aproveita movimentos de ioga para trazer um bem estar para o corpo todo.

Muitas academias oferecem aulas exclusivas de alongamento. Elas podem ser feitas por pessoas de qualquer idade, salvo pacientes que tiverem recomendação médica para não forçar alguma parte específica do corpo. Os alongamentos buscam o aumento da flexibilidade e da amplitude dos movimentos e, assim, tiram a tensão do corpo, relaxam a musculatura e melhoram a postura.

Mais dicas para manter uma postura correta

  • Tente se concentrar na sua coluna durante o dia. Sempre que se lembrar da sua postura, verifique se as curvaturas das suas costas estão alinhadas adequadamente;
  • Cuide da balança: o sobrepeso compromete as articulações e sobrecarrega os músculos, resultando em uma má postura;
  • Evite permanecer na mesma posição por muito tempo, a falta de atividade causa tensão muscular que, com o passar do tempo, enfraquece os músculos;

  • Prefira utilizar um colchão firme para não sobrecarregar a coluna e durma com um único travesseiro que permita que a curvatura cervical se encaixe perfeitamente, sem tencioná-la;
  • Pratique exercícios, assim você mantém a boa forma e ainda fortalece seus músculos;
  • Ao pegar ou colocar um objeto no chão, dobre os joelhos para não distender a coluna;
  • Procure carregar objetos pesados com as duas mãos e mantenha-o perto da cintura para não sobrecarregar os ombros;
  • Abuse dos sapatos confortáveis e guarde o salto alto somente para ocasiões especiais. O salto distorce a forma natural do pé, afeta o equilíbrio e altera as curvas naturais que fazem o alinhamento da coluna;
  • Mantenha a postura também ao caminhar: deixe a cabeça ereta, o queixo paralelo ao chão, os braços soltos, balançando naturalmente e não se esqueça de manter os pés apontados para a direção em que você caminha.
Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: