Na hora de adoçar, prefira o mel

19/10/2011 às 09:171 min de leitura


Por mais que se fale que o açúcar é prejudicial à saúde, é quase impossível escapar de vez em quando de uns docinhos, não é verdade? Tirando essas eventualidades, como você adoça sucos e vitaminas, por exemplo?

Se você respondeu que usa açúcar, é muito provável que isso atrapalhe a sua dieta se você está querendo emagrecer ou apenas manter a forma. Se você respondeu adoçante, essa é uma boa maneira de diminuir calorias em regimes com restrição de calorias. Mas, se você também respondeu que usa o mel, ótima escolha!


O mel, apesar de ser um alimento que possui uma boa quantidade de calorias, é excelente para ser usado na sua alimentação do dia a dia.

Ele tem alto valor energético, sendo rico em nutrientes e possuindo ainda propriedades antioxidantes, desintoxicantes, antibióticas e muitas outras qualidades.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o mel possui mais de 70 substâncias essenciais e benéficas ao organismo. Então, não tem porque não utilizá-lo, não é?

Em relação às calorias, elas podem variar um pouco de acordo com o tipo do mel, mas na maioria deles o valor calórico é um pouco mais baixo do que o açúcar refinado.

Para se ter uma ideia, uma colher de mel tem, em média, 62 calorias, contra 100 do açúcar.

Mas vale ressaltar que, mesmo com todos os benefícios, é bom não abusar demais do mel nas refeições, pois o uso pode gerar um aumento de peso.

No entanto, o bom do mel é que as suas calorias não são “vazias” como as do açúcar refinado, pois nele são encontrados nutrientes como proteínas, vitaminas, minerais, aminoácidos e antioxidantes como os fenólicos e flavonoides, que são excelentes para fortalecer o sistema imunológico e combater os radicais livres que causam o envelhecimento.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: