Em forma sem sair de casa

21/10/2011 às 09:552 min de leitura

As desculpas para escapar da academia são tão variadas que até fica difícil listá-las. Pode ser a falta de tempo, dinheiro e até mesmo os dois juntos. Há quem não goste de praticar exercícios em lugares cheios de gente ou deteste o “clima de academia”. Seja lá qual for o seu motivo, é importante lembrar que a boa forma não vem de graça e você precisa se mexer.

Existem maneiras de permanecer sempre em forma sem precisar pagar mensalidades ou precisar ouvir músicas que você não gosta na playlist da academia. Uma delas é montar um bom kit de exercícios para malhar em casa mesmo. Não se preocupe em comprar equipamentos grandes que vão acabar atrapalhando a circulação da sua casa. O que você vai precisar cabe tranquilamente em um armário.

Arrumando a casa

Antes de começar a comprar tudo o que você vai precisar para malhar sem sair de casa, é importante saber onde você vai fazer seus exercícios. Certifique-se de escolher um lugar amplo, bem ventilado e iluminado para que você tenha toda a liberdade de se movimentar o quanto for necessário.

Como nem sempre é possível ter um lugar assim em casa, a sua sala pode ser uma boa ideia. Afaste bem os móveis para que você tenha bastante espaço para colocar os seus apetrechos de ginástica. Lembre-se sempre de tomar cuidado com a sua postura. Se você tiver boas indicações, procure contratar um personal trainer para montar uma série de exercícios e conferir se você está fazendo tudo nos conformes.

Lista de compras

Depois de verificar se você tem um bom espaço para malhar em casa, vamos ao que realmente interessa: os seus itens de ginástica. Como já dissemos, você não vai precisar montar uma academia completa em casa. Basta ter alguns acessórios fáceis de guardar e tudo se resolverá muito bem.

Comece comprando um colchonete. Com ele você poderá fazer as suas abdominais tranquilamente sem machucar as costas. Ao somar caneleiras, é possível ter bons resultados com exercícios de adução e abdução. Este é um item fácil de limpar, já que basta passar um pano com álcool para deixá-lo pronto para a próxima série.

Ter alguns halteres é uma boa ideia. Se você está já não pratica exercícios há muito tempo, comece com pesos de 2 ou 3 kg. Assim você evita lesões por carregar muito peso. Outra ideia para tonificar os braços é a faixa elástica, também conhecida como rubber band. Elas são fáceis de guardar e você pode até levar na bolsa, caso precise viajar.

A bola de ginástica pode ser uma alternativa interessante ao colchonete. Com ela, você trabalha melhor a força no abdômen e ainda precisa manter o equilíbrio para fazer seus exercícios. A única recomendação é procurar uma bola cujo diâmetro seja condizente com a sua altura. Se você tem até 1,54m a bola ideal é a de 45 cm. Para cada 10 cm a mais na sua altura, o diâmetro da bola deve aumentar na mesma medida.

Bons tênis também são indispensáveis para quem está pensando em malhar em casa. Não é só porque você está no conforto do seu lar que vai descuidar de algo tão importante quanto a absorção de impacto dos exercícios que fizer. Isso é ainda mais indispensável quando você decidir que vai comprar uma corda de pular. Como se trata de uma boa maneira de manter o seu condicionamento físico, nada mais justo do que cuidar bem das suas articulações.

Sua casa, sua academia

Se você é do tipo que não consegue fazer exercícios sem uma boa seleção de músicas ou vídeos interessantes, aproveite que está em casa e coloque o que quiser para tocar! Só tome cuidado com o barulho, caso você decida malhar à noite. Afinal de conta os vizinhos não têm nada a ver com os seus hábitos saudáveis, não é mesmo?

Antes ou depois de malhar pode ser interessante ter alguns sucos e frutas sempre à mão para cuidar da sua alimentação e hidratação. Por isso, tome cuidado para não exagerar nas porções só porque está longe daquela lanchonete badaladíssima da academia, ok?

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: