Ciência
18/11/2011 às 09:57•1 min de leitura
Estar lá na hora dos acontecimentos não garante que todas as pessoas envolvidas vão se lembrar do ocorrido da mesma forma. Essa é a tese defendida pelos autores de um artigo publicado na revista americana Neurobiology of Learning and Memory. Entretanto, o foco da pesquisa está em como a pílula anticoncepcional pode afetar a memória das mulheres.
A ação redutora do estrogênio e progesterona, além de evitar a concepção, afeta uma série de reações químicas realizadas pelo lado esquerdo do cérebro, área responsável por registrar acontecimentos importantes relacionados à compreensão emocional. Isso faz com que as mulheres que consomem este tipo de medicamento tenham mais dificuldades ao tentar recordar de forma lógica.
Ao contrário do que pode parecer, a pílula não traz nenhum dano à memória. Ela apenas modifica a forma com que os eventos são percebidos pelo cérebro feminino. Os pesquisadores da Universidade da Califórnia chegaram à conclusão de que as consumidoras de anticoncepcional tendem a lembrar da essência dos acontecimentos, enquanto aquelas que não fazem uso do remédio costumam listar mais detalhes.
E você, como se lembra das coisas?