Calorias amigas

25/11/2011 às 10:412 min de leitura

Só o som da palavra pode assustar muita gente que está de dieta: caloria. Elas estão em tudo o que comemos e bebemos, porém são mal interpretadas. Em vez de serem vistas como as grandes vilãs do seu regime, as calorias deveriam ser vistas sob outro ponto de vista. Ao entender que o seu corpo precisa de energia e tudo o que você ingere é combustível, elas não são tão terríveis assim.

A verdade é que o nosso corpo precisa das calorias, fibras, carboidratos e vitaminas que os alimentos oferecem. O problema está nas escolhas que fazemos e na quantidade que decidimos colocar no prato. Dessa forma, é possível ver que existe muito alimento sendo desprezado. Depois da salada, as frutas são deixadas de lado injustamente.

Capazes de saciar a fome e contribuir enormemente para a perda de peso, as frutas ainda são a menor porção no cotidiano de muita gente. É exatamente aí que acontece um dos enganos mais comuns. Por serem uma boa fonte de carboidratos, as frutas acabam sendo automaticamente cortadas de algumas dietas.

Nestes casos, é melhor para e pensar um pouco. Consumir carboidratos vindos de fontes mais saudáveis é muito melhor do que obtê-los de fontes que pouco têm a oferecer, se forem comparadas, como a batata e os pães brancos. Algumas delas também são mais gordurosas, mas possuem uma contrapartida muito saudável. O segredo da boa forma é dar prioridade aos alimentos naturais em vez de recorrer aos industrializados.

As calorias que fazem bem

Apesar de serem as frutas mais calóricas do supermercado, o abacate, a manga, a banana e o açaí são bastante nutritivos. Nestes casos você precisa contar com todo o seu poder de moderação e não exagerar. Consumir porções pequenas dessas frutas garante um bom suprimento de proteínas, vitaminas do complexo B, C e E; fósforo, potássio e cálcio.

Além disso, as fruta oleaginosas são excelentes combatentes do colesterol ruim e ainda têm antioxidantes importantes para desacelerar o envelhecimento das suas células. Porém é preciso tomar cuidado já que uma banana da terra tem 210 calorias; uma manga, 229 calorias; o abacate 324 calorias; e o açaí, 349 calorias por tigela.

Como você já deve imaginar, não são todas as frutas que oferecem esse “risco” à sua dieta. A ameixa, por exemplo, é de baixo teor calórico, com apenas 36 calorias por unidade. Logo depois vem o morango, com apenas 39 delas.

Veja a seguir uma lista das frutas que podem ajudar bastante na perda de peso:

  • Goiaba vermelha – 43 calorias por unidade
  • Tangerina – 50 calorias por unidade
  • Abacaxi – 50 calorias para cada 80g
  • Melão – 60 calorias por fatia
  • Melancia – 60 calorias por fatia
  • Banana-maçã – 69 calorias por unidade
  • Maçã – 65 calorias para cada 100 gramas
  • Uva – 76 calorias para cada 100 gramas

Existem dietas que usam única e exclusivamente as frutas como alimentos permitidos. Como elas são alimentos naturais e purificadores, ajudam a desinchar o seu organismo e a reduzir a retenção de líquidos. Assim você elimina alguns quilinhos e, em casos de emergência, consegue perder até 1 kg por dia.

Vale lembrar que não se deve levar essa dieta por muito tempo, visto que o seu organismo também precisa de outros nutrientes que não são encontrados nas frutas. Por isso, consulte o seu nutricionista e peça que ele monte uma dieta adequada ao seu corpo e intenções.

Secas, cristalizadas ou naturais?

Existem determinadas épocas do ano em que as frutas secas e cristalizadas parecem se multiplicar só para você levá-las para casa. Basta chegar novembro e elas estão em todos os lugares. É exatamente aí que mora o perigo. Por terem sido desidratadas ou passado por várias camadas de açúcar, as frutas acabam perdendo seus valores nutritivos e ganhando mais calorias do que você iria consumir caso elas estivessem ao natural.

Por isso, prefira sempre as frutas em seu estado natural. Do contrário, você pode ingerir cerca de 100 calorias a mais só porque não resistiu ao potinho de frutas cristalizadas. Deixe essas escapadinhas para quando não há saída, como a ceia de Natal. Ainda assim, é importante não exagerar para não se arrepender na primeira semana do ano novo.

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