Petiscos de praia: comer ou não comer?

13/01/2012 às 09:483 min de leitura

undefinedFonte: Thinkstock

Meses de malhação, alimentação saudável e muita disciplina. Tudo isso para aquele biquíni ficar perfeito no corpo durante o verão. Agora que você já está desfilando a boa forma por aí, se permitiu algumas “escapadinhas” desde que chegou à praia. Ainda que os efeitos dessas guloseimas ainda não tenham aparecido, é importante lembrar se de que uma hora esse retorno aos “maus hábitos” pode comprometer todo o seu esforço.

Se você quer continuar exibindo a boa forma sem deixar de aproveitar todas as delícias que a praia oferece, é bom saber que sempre é possível fazer trocas para deixar seu cardápio mais leve. Frituras, bebidas alcóolicas e sorvetes estão no topo dos perigos à sua dieta e, por isso, devem ser evitados ao máximo.

Mais um chopinho?

É melhor não exagerar. Ainda que o dia pareça pedir mais um chope, é melhor não cair em tentação. Como você já sabe, é importantíssimo manter a hidratação do seu organismo. As altas temperaturas exigem que você beba bastante água, sucos, chás e até os isotônicos para não correr riscos. Não custa lembrar que o álcool é um dos maiores fatores de desidratação, já que não fornece nenhum nutriente ao corpo.

undefinedFonte: Thinkstock

Além disso, as bebidas alcóolicas têm calorias “vazias”, ou seja, que não se transformam em energia para o corpo. Portanto, procure não cometer esse tipo de excesso – seu corpo estará ainda mais sensível nessa estação.

Alimentação na areia

Comprados nos quiosques ou trazidos na sua sacola, os petiscos de praia podem representar uma ameaça à sua dieta. Por serem mais práticos, costuma-se levar vários pacotes de salgadinhos e amendoins. A desvantagem está na alta concentração de sódio, corantes e gorduras. Portanto, é necessário procurar alternativas mais saudáveis.

Vale a pena, também, contabilizar as calorias dos alimentos. Os amendoins podem chegar a 500 calorias enquanto o biscoito de polvilho, indicadíssimo, tem apenas 120 calorias. Com essa troca, você garante uma boa redução nos pontos negativos do seu lanche.

Quando o assunto é algo um pouco maior, como um salgado, prefira os assados aos fritos. Pastéis e porções (de camarão, iscas de peixe e tantas outras) devem ser postos de lado. Prefira alternativas mais leves como os queijos coalho ou, ainda melhor, os pasteurizados.

undefinedFonte: Thinkstock

Se você decidiu visitar as praias do nordeste brasileiro e se entregou ao acarajé, saiba que uma unidade tem assombrosas 480 calorias. Uma alternativa interessante pode ser o sanduíche natural, que além de conter ingredientes mais saudáveis, tem muito menos calorias – 240, em média. Entretanto, fique atenta à quantidade de maionese! O excesso pode ser prejudicial à saúde.

Outro alerta importante envolve o milho verde. Ele é um excelente petisco, mas é bom não se esquecer de verificar as condições do quiosque para evitar intoxicações alimentares. Outro fator que não pode ficar de fora da sua “checklist” da alimentação saudável é o controle das gorduras e quantidade de sódio. Portanto, se for comer um milho cozido, peça sem manteiga. Isso ajuda a reduzir a quantidade de calorias ingeridas.

undefinedFonte: Thinkstock

O milho também é uma alternativa interessante quando o assunto é a contagem de calorias. Com apenas 120, este pode substituir alimentos mais pesados como empadas (220 calorias), iscas de peixe (560 calorias) ou lula à milanesa (370 calorias).

E a sobremesa?

O sorvete é a principal sobremesa do verão, disso ninguém duvida. Porém, como você já ficou sabendo, o picolé é muito melhor do que os conhecidos sorvetes de massa. Além de ter menos calorias, você ainda pode contar com os nutrientes e benefícios das frutas. Outro fato interessante sobre o “sorvete de palito” é a refrescância, visto que muitos deles são feitos à base de água e por isso se tornam mais leves.

undefinedFonte: Thinkstock

Mas não é só no sorvete que você deve ingerir frutas. Aliás, elas devem fazer parte do seu cardápio durante o ano todo e não só durante o verão. Outra ideia interessante é substituir o famoso churros pelos mais variados tipos de alimentos frescos. As frutas ricas em água são perfeitas nestes casos, visto que ajudam a refrescar e mantêm a hidratação do seu corpo.

E então, pronta para petiscar sem colocar a dieta em risco?

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos

Pesquisas anteriores: