Incremente sua dieta com farinha de beringela
Seja o primeiro a compartilhar

Incremente sua dieta com farinha de beringela

Equipe MegaCurioso

Fonte: Thinkstock

Pesquisadores brasileiros indicam que a beringela pode trazer ótimos benefícios para quem está em busca da boa forma. Um estudo realizado pelo Instituto de Nutrição Josué de Castro e da Faculdade de Medicina da UFRJ aponta que o consumo da polpa e da casca do fruto triturados e torrados contribui para a redução de peso e para a diminuição dos fatores de risco de doenças cardiovasculares.

Sendo assim, consumir a farinha da beringela – estado em que o fruto se encontra desidratado e torrado – seria a melhor maneira de aproveitar os benefícios. “Ainda estamos fazendo análises químicas na farinha de beringela, mas já dosamos o teor de fibras, que é muito alto”, afirma Glorimar Rosa, coordenadora do projeto de pesquisa e professora adjunta de Nutrição Clínica do Instituto. Os pesquisadores acreditam que esse alto teor de fibras cause uma sensação de saciedade por tempo prolongado e favoreça a perda de peso.

Fonte: Thinkstock

O estudo piloto foi realizado com mulheres obesas com idade entre 44 e 55 anos. Durante dois meses, as voluntárias – divididas em dois grupos diferentes – seguiram uma dieta de baixo teor calórico. Em um dos grupos, os pesquisadores requisitaram o consumo diário de 14 gramas de farinha de beringela.

No grupo de voluntárias que ingeriu a farinha do fruto foi possível constatar diversas alterações, como a redução do excesso de gordura no abdômen, a diminuição da concentração de ácido úrico no sangue e uma queda nos índices de triglicerídeos, colesterol total, LDL-colesterol e VLDL colesterol também presentes no sangue.

O próximo passo da pesquisa é ampliar o número de participantes e estender o acompanhamento por um período de três meses.

Mesmo tendo seus benefícios comprovados, a farinha de beringela não deve ser usada como único recurso na busca da perda de peso. Como todo alimento funcional, a farinha tem o poder de potencializar os efeitos de uma dieta balanceada e da prática regular de exercícios físicos, que são fundamentais para um corpo saudável.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.