Quer parar de fumar? Coma mais frutas e verduras

11/10/2012 às 12:072 min de leitura

Fonte: Thinkstock

É claro que todo mundo sabe que incluir frutas, verduras e legumes na alimentação faz muito bem a saúde, fazendo o organismo funcionar melhor, deixando sua pele e cabelos mais bonitos e tendo papel importante em dietas de emagrecimento. Mas, você sabia que essa alimentação saudável pode ajudar no combate ao cigarro?

Foi o que comprovou uma pesquisa realizada pela Universidade de Buffalo (no estado de Nova York). Os pesquisadores entrevistaram 1 mil fumantes com idade a partir de 25 anos em todo país (Estados Unidos). Depois de 14 meses, eles foram novamente entrevistados, sendo questionados se eles se abstiveram do uso do tabaco durante o mês anterior.

"Os outros estudos têm uma abordagem instantânea, que questiona os fumantes e não fumantes sobre as suas dietas", disse Gary A. Giovino, PhD, diretor do Departamento de Saúde Comunitária e Comportamento na Universidade de Buffalo. "Nós sabíamos que as pessoas que estavam abstêmias do cigarro em menos de seis meses consumiam mais vegetais do que aqueles que ainda fumavam. Mas ainda não sabíamos se aqueles que recém largaram o vício aumentavam o consumo ou se os fumantes que comiam mais vegetais eram mais propensos a parar de fumar”, disse ele. E foi essa questão que os pesquisadores investigaram.

O estudo revelou que os fumantes que consumiam mais porções de frutas, verduras e legumes por dia eram três vezes mais propensos largar o vício durante o mês anterior do período de 14 meses do que aqueles que consumiam poucas porções desses alimentos. Eles também descobriram que os fumantes com maior consumo de frutas e vegetais fumaram menos cigarros por dia e também esperavam mais tempo para fumar o primeiro cigarro do dia.

Várias explicações são possíveis para essa conclusão. Uma delas é de que a dependência da nicotina é menor nas pessoas que consomem uma grande quantidade de vegetais, pois as fibras satisfazem e dão sensação de saciedade, amenizando a ansiedade e afastando a necessidade de acender um cigarro. Os pesquisadores explicaram que isso acontece porque muitos fumantes confundem a vontade de comer com a de fumar.

Além disso, o sabor do cigarro pode ser alterado pelo consumo de frutas, verduras e legumes. Segundo a pesquisa, ao contrário de alguns alimentos que são conhecidos para melhorar o sabor do tabaco, como carnes e bebidas com cafeína e álcool, os vegetais não melhoram o gosto do cigarro, podendo até piorá-lo. Isso faz com que as pessoas vão deixando o cigarro de lado até sem perceber.

Portanto, se você quer largar esse vício e ter uma vida mais saudável, inclua mais frutas, verduras e legumes na sua alimentação. Além de lhe afastar do cigarro, você vai ter mais disposição, energia e vai ficar ainda mais bonita.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: