Comer carboidratos à noite pode ser bom para a dieta

14/11/2012 às 07:401 min de leitura

Crédito: Thinkstock

A maioria das dietas recomenda passar longe de um generoso prato de macarrão no jantar. Do contrário, você correria um risco maior de acumular os pneuzinhos. Porém, quem não resiste a uma porção do alimento depois de um dia de trabalho pode comemorar: uma pesquisa divulgada na última semana sugere que ingerir carboidratos ao anoitecer aumenta a saciedade e afasta o risco de doenças.

O estudo foi feito na Hebrew University e divulgado nos periódicos Obesity and Nutrition e Metabolism and Vascular Deseases. Os pesquisadores tiveram como base os hábitos alimentares dos muçulmanos durante o período do Ramadã, quando eles se alimentam muito pouco durante o dia e só podem comer realmente durante a noite.

Após análise, os especialistas descobriram que comer um prato de massa no jantar pode reduzir o risco de diabetes e problemas cardíacos. Além disso, os níveis de saciedade ficariam mais estáveis, reduzindo a sensação de fome.

Para aproveitar os benefícios sem prejudicar a boa forma, vale apostar em massas, pães e arroz integrais, assim como nos feijões, sem exagerar na quantidade consumida.

Para chegar aos resultados, os pesquisadores lideraram um grupo de 78 policiais que deveriam se alimentar como se estivessem no Ramadã, comendo carboidratos apenas após o anoitecer. Depois de seis meses, eles examinaram o efeito da dieta sobre a secreção de três hormônios: leptina (responsável pela saciedade), grelina (o hormônio da fome) e a adiponectina (que tem ligação com a obesidade).

Conforme divulgou o Daily Mail, os participantes tiveram menos fome e, assim, emagreceram e perderam medidas na circunferência abdominal, que influencia o risco de doenças cardíacas. Entre outros benefícios do cardápio estão a diminuição da gordura corporal e dos níveis de açúcar no sangue.

Assim, render-se ao carboidrato à noite pode não ser tão prejudicial para a dieta e a saúde quanto se imaginava. Só não vale exagerar na quantidade consumida.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: