Cogumelos podem ser ótimas fontes de vitamina D

29/04/2013 às 10:031 min de leitura

Crédito: Thinkstock

Você gosta de cogumelos como shitake, Paris ou shimeji? Além de fonte de proteínas, fibras e minerais, esses alimentos também são ricos em vitamina D, que é importante para a absorção de cálcio, para a imunidade e até para o bom humor. Entretanto, você sabia que ao expor os cogumelos ao sol, eles adquirem ainda mais quantidade dessa vitamina?

Segundo um novo estudo apresentado no Encontro da Sociedade Americana de Bioquímica e Microbiologia, os cogumelos são capazes de transformar a luz ultravioleta em vitamina D, podendo ser excelentes suplementos alimentares para melhorar a saúde.

Leia também:

De acordo com os pesquisadores, não é qualquer solzinho que proporciona esse efeito. Eles indicam que os cogumelos devem ser expostos no sol do final da primavera e do verão por 60 minutos. E a melhor notícia é que mesmo cozinhando-os depois, as propriedades da vitamina não são perdidas.

Crédito: Thinkstock

Para nós, a vitamina D também é adquirida de forma parecida com o banho de sol diário, sendo suficientes de 15 a 20 minutos de exposição, em média.

Os pesquisadores afirmam que os cogumelos têm camadas parecidas com a nossa pele e que continuam a concentrar a vitamina D mesmo após terem sido colhidos.

No estudo, 30 adultos receberam uma cápsula por dia durante 12 semanas, sendo parte delas contendo 2.000 unidades de vitamina D e outra parte contendo cogumelo que foi exposto ao sol em pó.

No final das avaliações, não houve diferença significativa nos níveis de vitamina D dos participantes.

“Estes resultados fornecem evidências de que a ingestão de cogumelos expostos ao sol é uma boa fonte de vitamina D, que pode melhorar as taxas da vitamina em adultos saudáveis”, afirmou o líder do estudo Dr. Michael Holick.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: