Frutas vermelhas e seus excelentes benefícios para a saúde

08/08/2013 às 15:573 min de leitura

Crédito: Shutterstock

Já não é novidade que as frutas vermelhas oferecem uma gama de benefícios para a nossa saúde devido ao alto poder antioxidante que elas possuem. Além disso, essas pequenas frutinhas carregam muitas vitaminas e fibras, sendo excelentes para o consumo in natura, com iogurte ou em sucos.

Entretanto, você sabe exatamente quais os principais benefícios de cada uma delas? O Daily Mail fez um apanhado das principais frutas vermelhas (conhecidas nos países de língua inglesa como “berries”) e todas as vantagens que o consumo delas traz. Confira abaixo:

Mirtilos para ossos fortes

Crédito: Shutterstock

Os mirtilos (ou blueberries) têm um dos mais altos teores de antioxidantes entre as frutas, de modo que eles são ótimos para proteger contra doenças cardíacas e câncer. Além disso, uma ótima vantagem do mirtilo é que ele também fornece nutrientes que dão um reforço no sistema ósseo.

Um estudo publicado no Journal of Bone Mineral Research revelou que uma dieta rica em mirtilo pode ajudar a desenvolver a massa óssea. Esse efeito é devido aos polifenóis presentes na fruta, que estimulam o crescimento das células dos ossos. Outro estudo mostrou que o consumo da frutinha também pode ajudar a prevenir a perda de massa óssea após a menopausa.

Morangos para o seu intestino

Crédito: Shutterstock

Quem não gosta de morangos? Esse alimento, que é uma delícia em seu estado puro, em sucos, vitaminas e, é claro, nos doces, tem excelentes propriedades. Eles contêm mais vitamina C do que a laranja e também são ótimos para a constipação intestinal devido ao alto teor de fibras.

Ao contrário de ameixas secas, que podem ter o efeito oposto se você não estiver devidamente hidratada, os morangos são formados em 92% de água. Além disso, as sementes fazem uma varredura através do intestino ao sem serem digeridas, ajudando a limpar a parede do intestino e a promover a saúde do sistema colorretal.

Amoras para a memória

Crédito: Shutterstock

Um estudo feito com animais revelou que o consumo das amoras melhora o equilíbrio, a coordenação e a memória. Os pesquisadores concluíram que o resultado se deve pelas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias do fruto.

Uma pesquisa do Centro de Pesquisa de Nutrição Humana dos Estados Unidos ainda sugere que os polifenóis presentes nessas frutas melhoram a função cognitiva, ajudando a remover o acúmulo de proteínas tóxicas no cérebro, e talvez, seja um aliado para proteção contra o mal de Alzheimer.

Groselha para a pressão arterial

Crédito: Shutterstock

Talvez não tão fácil de achar no Brasil em sua versão natural, a groselha é uma frutinha também cheia de nutrientes. Uma xícara de groselhas contém cerca de 308 mg da quantidade recomendada de potássio (2.000 mg) que você precisa a cada dia. O potássio é vital para regular a pressão arterial e é importante para os músculos e ossos.

Gojis para energia

Crédito: Shutterstock

Você já conferiu aqui no TodaEla todos os detalhes sobre essa frutinha que está fazendo o maior sucesso pelos seus ótimos benefícios para a saúde. A Goji Berry contém mais beta-caroteno do que cenouras (tornando-a excelente para a saúde dos olhos). Seu teor de ferro (7.6 mg por 100g) também supera de longe o de um pedaço de carne bovina (3.7mg) e espinafre (2,7 mg) combinados.

O ferro é necessário para formar hemoglobina, o pigmento vermelho nas células sanguíneas responsáveis pelo transporte de oxigênio do corpo. Por isso, a falta de ferro pode levar a baixos níveis de energia e anemia. No Brasil, a Goji Berry é encontrada mais facilmente em sua forma desidratada, podendo ser consumida pura, com iogurte, cereais, geleias e até salpicadas em saladas.

Açaí para a beleza

Crédito: Shutterstock

Contendo o dobro dos antioxidantes dos mirtilos, o açaí é conhecido por aqui por seu alto poder energético, mas também pelo seu benefício antienvelhecimento. Essa evidência se deve pelas antocianinas encontradas no fruto, que ajudam a proteger as células dos danos causados pelos radicais livres. A fruta também é rica em aminoácidos e ácidos graxos, que melhoram o cabelo, pele e unhas.

Framboesas para articulações saudáveis

Crédito: Shutterstock

Quase tão potente quanto o mirtilo, quando se trata do seu conteúdo antioxidante, framboesas são também conhecidos por possuir propriedades anti-inflamatórias potentes. Acredita-se que estes decorram também das antocianinas, os pigmentos que dão as frutinhas a sua cor vibrante.

Em estudos com animais, o extrato de framboesa foi eficaz para reduzir a inflamação, danos na cartilagem e perda de massa óssea, tornando-se um tratamento promissor para a artrite.

Cranberries para a bexiga

Crédito: Shutterstock

Esta fruta tem ficado ainda mais conhecida por promover a saúde do sistema urinário, graças aos compostos chamados proantocianidinas, que impedem as bactérias do tipo E.coli de se fixarem na parede da bexiga. Uma ótima medida é aproveitar os sucos dessa fruta (conhecida também por oxicoco) que é mais fácil de ser encontrado no Brasil. Mas lembre-se de dar preferência aos orgânicos e sem conservantes.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: