
Ciência
12/08/2011 às 10:42•2 min de leitura
Em tempos de preservação do meio ambiente é importante saber de alguns pontos para manter sua casa sempre de acordo com o que é melhor para manter a saúde do planeta. Além de ser ainda mais fácil administrar uma residência com padrões ambientalmente corretos, você estará prestando um favor a todo mundo.
Se você começar a se preocupar com questões estruturais desde o início, vai precisar mudar pouquíssimas coisas no seu projeto inicial. Portanto, a primeira dica para uma casa sustentável é usar tijolos de solo-cimento. A grande diferença deste tipo de tijolo para os outros é o seu processo de secagem, que é totalmente feito ao sol. Dessa maneira, os fabricantes não usam os fornos, responsáveis por uma grande soma de fumaça e emissão de gases.
Algumas dicas básicas...
Escolher a madeira correta para a sua casa também é uma parte muitíssimo importante. Por isso, procure sempre usar a madeira certificada. Isso garante que ela não foi retirada de áreas de preservação e que todas as árvores cortadas serão replantadas. Apesar de custarem um pouco mais do que as convencionais, a qualidade é a mesma.
A energia solar é uma alternativa interessantíssima para quem procura opções para não depender da energia elétrica convencional. Assim, você consegue aquecer a água da sua casa sem gastar com resistências e outros métodos que gastam muita eletricidade. Não precisamos lembrar que a sua conta de luz agradece.
Já que o assunto é água, você sabe como aproveitá-la melhor? Algumas tarefas domésticas não exigem que você use a mais pura das águas. Lavar a calçada, dar descarga e outros afazeres podem ser feitos com o que ficar estocado nos seus reservatórios vindos da chuva ou então da água que foi usada em banhos ou lavagem de louça.
Que se faça a luz... fluorescente
Você já deve estar cansada de ouvir que as lâmpadas fluorescentes são muito mais econômicas do que as convencionais. Mas não custa lembrar o fato de que elas não economizam apenas no seu bolso. Quando você consome menos energia, está fazendo um favor ao meio ambiente.
Como você lava a louça?
A melhor opção na hora de limpar seus pratos e talheres é ensaboá-los todos em uma primeira etapa para depois enxaguá-los depois. Com isso, você não deixa a torneira aberta à toa e economiza bastante água. Tomar medidas deste tipo pode diminuir seu consumo (e conta) de água em aproximadamente 60%.
Use as cores
Separar o lixo é sempre uma boa ideia. Sem dúvida nenhuma você já viu as latas e lixo com cores diferentes para sinalizar cada tipo de material. Entretanto, você não precisa fazer toda essa separação em casa. Basta usar latas diferentes para recicláveis e orgânicos. Assim, fica muito mais fácil dar o destino correto a cada tipo de dejeto.
Sacolas
Quantas sacolas plásticas você traz para casa toda vez que vai ao supermercado? São muitas, não são? E se em vez de trazer tantas delas todas as semanas você usasse apenas duas ou três sacolas mais resistentes e maiores para transportar suas compras? Além de não acumular milhares de sacolinhas na sua casa, elas podem ser usadas várias vezes.
Pronta para começar a cuidar do meio ambiente e da sua casa?