“Caca” Pilsen geladinha: você tomaria uma cerveja feita com água do esgoto?

25/03/2015 às 06:451 min de leitura

Depois da cerveja defumada com cocô de ovelha, o mundo poderá ganhar mais uma versão da bebida preparada com o “blend” do mais puro... esgoto!

Sim, a novidade vem dos Estados Unidos, mais precisamente da cidade de Portland (estado de Oregon), onde um serviço de tratamento de água potável local está com um processo de petição ambiental a fim de permitir que eles reutilizem a água do esgoto para fazer cerveja. Porém, é claro, a água passaria por um  processo rígido de purificação.

De acordo com um artigo de Saffron Alexander, do The Telegraph, o porta-voz da empresa, Mark Jockers, disse que o sistema de purificação especial usado por eles faz com que a água do esgoto do fique mais limpa do que qualquer outra. "A água que vem do sistema de alta pureza é a mais limpa do planeta", afirmou ele.

Mark disse também que a água tratada por eles é utilizada para irrigação, mas que o mercado de águas residuais recicladas tem muito mais a oferecer. Mas o que dizem os produtores da bebida?

Art Larrance, fundador da marca de cerveja Cascade Brewing, declarou que o uso de água reciclada pode ajudar a indústria cervejeira a se tornar mais sustentável. "Na Califórnia, cervejeiros artesanais estão tendo que transportar água para as fábricas por causa da falta dela no estado. Então, isso é um problema real", contou.

E, pelo jeito, a ideia da cerveja feita com água de esgoto tem tudo para decolar mesmo, pois uma audiência pública em fevereiro mostrou apoio à proposta da empresa de água potável.  

Na ocasião, Marcia Danab, porta-voz do Departamento de Qualidade Ambiental de Oregon, admitiu que é provável que o departamento passe uma recomendação para a Comissão de Qualidade Ambiental do Estado em favor do ideia. Então, se tudo correr como esperado, os moradores de Portland (e, quem sabe, do resto do mundo) poderão saborear uma cerveja feita com água de uma fonte, digamos, diferente.

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: