10 fatos que você provavelmente não sabia sobre Benjamin Franklin

30/12/2015 às 11:233 min de leitura

Benjamin Franklin não estampa seu rosto na nota de US$ 100, a mais popular dos Estados Unidos, à toa. Você provavelmente o conhece por ter aprendido na escola sobre alguns de seus feitos. Ou então você acompanha o Mega Curioso, e já viu que ele teve experiências inusitadas com a eletricidade também se envolveu em bizarrices sexuais, e até soube que aquele pequeno adaptador de tomada em T recebe o apelido de benjamim em uma provável homenagem ao cientista.

Pois bem, tirando alguns detalhes, Franklin é um dos seres humanos mais incríveis que já existiram no mundo. Além de cientista e inventor, ele foi escritor, jornalista, diplomata, funcionário público, filantropo, abolicionista, entre outras qualificações. Ele também foi um dos delegados que participaram da fundação da Constituição dos EUA. Sua genialidade é inquestionável. No entanto, Ben Franklin também tem outros fatos curiosos atribuídos à sua vida que pouca gente conhece, alguns incríveis e outros um pouco bizarros.

Sendo assim, apresentamos a lista de 10 fatos que você provavelmente não sabia sobre Benjamin Franklin, baseados na publicação do site Fact Slides. Confira a seguir:

1. Um lema para o Grande Selo dos Estados Unidos

Ben Franklin deu uma sugestão para ser o lema do Grande Selo dos EUA. A frase seria “Rebellion to tyrants is obedience to God” (Rebelião aos tiranos é obedecer a Deus). O Grande Selo dos Estados Unidos é o emblema que representa a nação, aprovado pelo Congresso em 1782.

2. Escapou da morte em um incêndio

O inventor estava em um concerto em uma ópera em 1781. A casa pegou fogo e, por pouco, ele escapou de morrer queimado.

3. O filho ilegítimo que permaneceu leal à coroa britânica

William Franklin

Apesar das posições políticas do pai, que se tornou um dos fundadores da Constituição, William Franklin se manteve leal à coroa britânica. Depois da Guerra da Independência, ele se mudou para Londres, onde morou até o fim de sua vida.

4. Escreveu um livro sobre puns (!?)

Sim, esse ser humano fantástico que foi Benjamin Franklin escreveu a obra “Fart Proudly”, que em português, de maneira informal, podemos ler como “peide com orgulho”. O livro se trata de um ensaio científico sobre flatulências.

"Peide com orgulho: escrituras de Benjamin Franklin que você nunca leu na escola"

5. Pesquisa sobre o aumento da população americana

O rápido crescimento no número de habitantes dos Estados Unidos foi tema de um artigo publicado por Benjamin Franklin. No trabalho, o autor constatou que a população americana iria ultrapassar a britânica em apenas 100 anos, e isso deixou as lideranças inglesas alarmadas. Esse fator acabou se tornando importante na opressão às colônias.

6. Abolição da escravatura

A escravidão nos Estados Unidos foi abolida oficialmente apenas nos anos 1860, mas Benjamin Franklin demonstrou ser a favor do fim da escravatura já em 1790. Pouco antes de morrer, no mesmo ano, o inventor manifestou publicamente a sua posição abolicionista organizando uma petição que solicitava o fim da escravização e do comércio de pessoas ao Congresso. Infelizmente, os congressistas que eram a favor da prática conseguiram colocar a medida em debate e a petição não foi aprovada.

Parte da petição de abolição da escravatura original encaminhada por Ben Franklin ao Congresso

7. Os banhos de ar

Ben Franklin era um defensor dos "banhos de ar”, que nada mais é que ficar pelado por determinado período de tempo. Mais do que isso, ele deixava todas as janelas da casa abertas para que o ar fresco entrasse no recinto.

Sua crença era de que essa prática não o faria mal e iria torná-lo mais resistente, além de evitar contato com bactérias de ambientes fechados durante muito tempo. A nudez não possui explicação científica, mas, quanto às bactérias, ele estava certo.

Em outras palavras, isso pode ser considerado um precursor do hábito de abrir as janelas para circular o ar que nós possuímos atualmente. Ele tinha o costume de tomar banhos de ar de até uma hora de duração, tempo que ele aproveitava para ler ou para escrever algo em casa.

8. Os óculos bifocais

Uma importante contribuição de Ben Franklin para a humanidade foram os óculos bifocais. Ele inventou esse acessório em 1784.

9. A harmônica de vidro

Outra invenção de Ben foi a não tão conhecida harmônica de vidro. O instrumento se popularizou na Europa a ponto de os famosos compositores Mozart e Beethoven criarem músicas para ele. Com o aparelho feito de discos de vidro, Franklin conseguia obter tons de sinos ao tocar as peças com os dedos molhados. Assista o vídeo abaixo para ver como funciona o instrumento feito pelo inventor.

10. O mapa da corrente do Golfo

Foi Benjamin Franklin a primeira pessoa a mapear a forte corrente marítima do Golfo. Ele fez isso durante as oito viagens que realizou cruzando o oceano Atlântico. Esse feito foi motivado por sua curiosidade em entender por que a viagem de ida para a Europa era mais rápida do que o trajeto de retorno.

Qual fato sobre Benjamin Franklin chamou mais sua atenção? Comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: