Conheça 5 plantas tóxicas que podem fazer muito mal a você

18/09/2013 às 05:522 min de leitura

Plantas são lindas, delicadas e têm sempre aquele ar bonito de natureza, mas não se engane: algumas delas são tóxicas e podem fazer com que você tenha crises de dor de cabeça, convulsões e, em alguns casos mais específicos, podem até mesmo fazer com que você morra. O Live Science publicou uma seleção dessas plantas malignas e nós vamos falar de algumas delas, para que você fique mais atento.

Muitos dos casos de intoxicação que você vai ver a seguir estão relacionados com a ingestão dessas plantas e, antes que você ache que isso é impossível, saiba que é bem mais comum do que se pensa. Manter crianças longe do alcance das flores da lista a seguir já é um bom começo. Em caso de ingestão ou de qualquer sinal de alergia, você deve sempre procurar ajuda médica, pois as intoxicações são diferentes e devem ser tratadas de maneiras distintas também.

1 – Narcisos

Fonte da imagem: Reprodução/Madmoizelle

São flores lindas, brancas ou amarelas, que, mesmo não sendo apetitosas, acabam sendo ingeridas por algumas pessoas. E aí está o problema, já que o bulbo dessa planta é extremamente tóxico – tem gente que come essa parte da flor porque a confunde com uma cebola. A ingestão do bulbo da flor pode causar vômitos, diarreias, câimbras e mal-estar.

2 – Rododendro e azaleias

Fonte da imagem: Reprodução/Rhodoland

As folhas dessas flores são tóxicas, assim como o mel produzido com o néctar delas. A ingestão dessa toxina causa vômito, diarreia e sensação de dormência em várias partes do corpo, além do escurecimento da visão, dores de cabeça e sensação de fraqueza muscular. Em casos mais sérios, já foram relatados arritmias cardíacas, coma e até mesmo morte.

3 – Oleandro

Fonte da imagem: Reprodução/jna

Tudo nessa flor é tóxico, inclusive a inalação do seu cheiro, mas o maior problema está no contato com o caule do oleandro, sendo que, nesse caso, é extremamente não recomendável que se beba a água na qual essas flores ficaram mergulhadas. A intoxicação por essa planta tem sintomas bem sérios, como arritmia cardíaca e aumento do nível de potássio no organismo.

4 – Crisântemo

Fonte da imagem: Reprodução/upphotos

Essa florzinha bem comum demora a crescer, mas aos poucos é capaz de formar arbustos. Ela é popularmente conhecida como “flor de cemitério”. As pétalas dessas flores são tóxicas, mas não causam muitos problemas além de coceira e inchaço na região que tenha encostado-se a elas. Se você for uma daquelas pessoas superalérgicas, é melhor evitar o contato.

5 – Anthurium

Fonte da imagem: Reprodução/Freemages

Essa planta de forma curiosa pode parecer inofensiva, mas não se engane. Comê-la vai fazer com que sua boca fique inchada e com muitas bolhas, sua voz pode ficar rouca e você vai ter dificuldades para engolir. Os sintomas tendem a desaparecer com o tempo, mas você pode ingerir líquidos gelados e remédios contra a dor para ter alívio mais rápido.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: