Somos o país que possui mais dias de férias no mundo

08/08/2014 às 10:492 min de leitura

O Brasil é o único país no mundo que permite descanso de 30 dias, isso de acordo com o um levantamento realizado por Hotels.com (sim, o site!). O intuito desse levantamento é servir de base a uma petição destinada à Casa Branca e ao Congresso norte-americano. Por incrível que pareça, os EUA não possuem uma legislação que obrigue as empresas a cederem férias remuneradas aos seus funcionários.

Todo esse esforço é, em parte, uma maneira barata de fazer publicidade e, quem sabe, conseguir uma lista enorme de emails que serão usados para – spam – promoções enviadas pelo site. No entanto, é interessante notar que se trata de uma forma diferente de fazer lobby, sem que seja necessário o dispêndio de grandes somas de dinheiro para levantar um debate no governo. Grandes empresas fazem isso para defender seus interesses comerciais.

Nesse caso, a Hotels.com está defendendo um discurso que interessa boa parte da força trabalhadora. Mas, por trás de toda essa boa intenção, a empresa quer mesmo é alavancar seus próprios negócios – férias significam viagens, que por sua vez requerem hospedagens por preços “camaradas”. Partindo dessa lógica básica (pelo menos do ponto de vista da empresa), nada mais justo do que fazer uma comparação com outras nações.

Campanhas à parte, essa petição levanta uma questão interessante, em que o brasileiro sai vitorioso na lista com o maior número de dias para descansar, e não é só isso! De acordo com uma pesquisa global realizada pela consultoria Robert Half, que entrevistou diretores de Recursos Humanos brasileiros, 29% disseram que os profissionais demoram entre três a quatro dias para voltarem ao padrão habitual de trabalho após as férias e 11% dos colaboradores precisam de até uma semana!

Comparados à média mundial, os brasileiros são os que mais demoram para se readaptar as rotinas de trabalho. Contudo, a pesquisa não mostra se isso é resultado do maior período de paralisação do trabalhador. Seja como for, e dada a posição do Brasil na economia mundial, é importante para a Hotels.com que o governo americano não coloque as mãos no resultado dessa pesquisa.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: