O encontro anual de palhaços que se reúnem para rezar em uma igreja inglesa
95
Compartilhamentos

O encontro anual de palhaços que se reúnem para rezar em uma igreja inglesa

Equipe MegaCurioso
Último Vídeo

Geralmente, pessoas que frequentam igrejas aos domingos costumam prestar atenção na roupa que escolhem para a ocasião, tanto que na época dos nossos avós havia até mesmo a chamada “roupa de ir à missa”. O que será que esses mesmos avós diriam sobre um culto anual realizado na Igreja de Todos os Santos, em Londres, no qual todo mundo vai vestido de palhaço?

Calma que a gente explica. Na capital inglesa, todo primeiro domingo de fevereiro é dedicado a homenagear um grande ícone do humor, o comediante inglês do século XVIII, Joseph Grimaldi.

É em homenagem a ele, que morreu em 1837, que essa Casa de Deus, uma vez ao ano, se vê cheia de palhacinhos religiosos. Grimaldi foi um dos primeiros palhaços de circo do mundo e a ele é creditada a imagem do palhaço colorido e caricato como conhecemos até os dias de hoje.

Reunião

Apesar de aparentar felicidade e alegria em suas apresentações, Grimaldi teve uma vida sofrida e, para piorar, os movimentos que fazia quando se apresentava acabaram provocando uma série de doenças, incluindo a dolorosa artrite.

A primeira vez que uma celebração religiosa em homenagem ao famoso palhaço foi realizada em uma igreja foi em 1946. À época, o culto era celebrado em uma igreja que foi demolida, mas a tradição se prolongou e no início deste mês houve a 71ª celebração em homenagem à memória de Grimaldi.

Essa celebração específica é famosa entre os palhaços do mundo e, justamente por isso, atrai palhaços de todos os cantos do planeta. O culto tem também a intenção de rezar por todos os especialistas do riso que faleceram recentemente.

Neste ano, a celebração foi no dia 5 de fevereiro, atraindo dezenas de participantes que rezaram e cantaram músicas e orações próprias para palhaços, chamados carinhosamente de “catalizadores do riso” pelo orador MC Mattie, que também relembrou uma citação clássica de Charlie Chaplin: “Um dia sem risos é um dia desperdiçado”.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.