Ciência
27/06/2011 às 10:44•1 min de leitura
Fonte: Zecc Architecten
A revitalização de lugares antigos e a transformação destes em moradia é bastante utilizada em diversas cidades, muitas vezes em projetos de reurbanização de centros históricos, que dão cara nova a antigas construções. Porém, transformar locais sagrados em casas não é muito comum, mas foi isso que o escritório de arquitetura holandês Zecc Architecten fez na cidade de Utrecht, na Holanda.
Os arquitetos transformaram uma bela igreja católica dessacralizada em uma residência, com cômodos divididos entre salas, mezanino, quartos, cozinha e banheiros. Mas toda a estrutura se manteve original, mantendo suas características mais marcantes como as cúpulas, vitrais, teto e alguns itens de mobília.
Fonte: Zecc Architecten
As cores dos vitrais são realçadas pela iluminação do espaço. O mezanino possui um órgão antigo e imponente: um ícone da religiosidade da igreja convertida. Ele foi mantido porque intensifica o contraste da modernindade atual com as formas genuínas da capela.
Fonte: Zecc Architecten
Outros móveis originais foram reutilizados na decoração da casa, como os bancos da igreja na sala de jantar. O lugar possui uma decoração sofisticada, com itens de design assinados e obras de arte. O projeto de arquitetura da igreja foi nomeado para o Dutch Design Awards de 2008.
Fonte: Zecc Architecten