
Ciência
07/07/2011 às 06:28•3 min de leitura
Uma vez que você pisa em território montrealais, ou “montrealense” em bom português, percebe que não se trata de só mais uma cidade da América do Norte. Montreal, a maior cidade da província do Quebec, tem a fama de ser a mais europeia das cidades canadenses. Todo esse burburinho não é de graça. Há quem diga que se Nova York e Paris tivessem uma “cidade-filha”, esta seria Montreal.
Outra fama acompanha Montreal: bons bares para qualquer ocasião. Por mais que exista uma lei que obriga todos os estabelecimentos a fechar às 3 horas da manhã, a cidade tem muito para se aproveitar – já que se está em um país que produz algumas das melhores cervejas do mundo. Esqueça a dieta por alguns dias: experimentar as cervejas quebecoises é algo imperdível durante a sua viagem.
Onde ir?
Não pense que o happy-hour é exclusividade dos bares brasileiros. Apesar de dificilmente usarem a expressão inglesa, os montrealais adoram um 5 às 7, versão francesa do famoso “chopinho” depois do expediente. Vale lembrar que dar gorjetas, conhecidas como tips, é parte da cultura local. Por isso, leve alguns trocados a mais. Sabendo disso, vamos começar o nosso pub crawl (expressão em inglês para “ronda dos bares”)?
Fonte: Eduardo Karasinski/TODAELA
O Dundee’s Bar & Grillades é perfeito para quem gosta de um ambiente com menos “cara de bar”. O lugar é muito bem decorado e tem um cardápio delicioso. Ainda que os preços não sejam exatamente baixos, vale a pena experimentar as carnes e sanduíches da casa acompanhados de uma cerveja local. Uma boa pedida é o hambúrguer com cogumelos frescos e cebolas carameladas com um pint da Rikard’s Red – uma ótima red ale para harmonizar com carnes. O Dundee’s Bar & Grillades fica na Crescent Street, próximo à Peel Street, no Centre-Ville.
Se você gosta de bastante variedade, tanto na comida quanto nas cervejas, as franquias Les 3 Brasseurs farão maravilhas. Existem vários espalhados pela cidade, mas para efeitos turísticos, recomendamos que você procure o Les 3 Brasseurs da Rue Sainte Catherine-West, esquina com a Rue Crescent. Lá, você está exatamente no ponto de encontro da principal avenida da cidade com a rua dos principais bares e restaurantes.
Fonte: Eduardo Karasinski/TODAELA
No Les 3 Brasseurs, você pode provar uma Flammekueche Spéciale Brasseur – uma massa fina feita como se fosse uma pizza, com cebolas, champignons, bacon e queijo guyère produzido no Quebec. Tudo isso pode ser muito bem acompanhado por uma pint da La Blonde, uma pilsen bastante leve de fabricação própria do bar.
Fonte: foufounes.qc.ca
Para quem quer encarar uma balada, o Foufounes Électriques é uma boa ideia. O lugar é bastante amplo e a música é realmente democrática. São dois andares e três ambientes para divertir os fãs de todos os estilos musicais. Logo que você entra, ganha o famoso “carimbo na mão” e já pode guardar seu casaco e comprar a entrada. Sim, lá primeiro você entra e depois paga seu ingresso – 5 dólares canadenses tanto para moças quanto para os moços.
No andar térreo do Foufounes Électriques está a pista para quem adora heavy metal e outros tipo de rock. Lá também está a mesa de sinuca e outras diversões. Subindo as escadas, você tem duas opções: a pista pop e a ala do bar – com balcões e mesas próximas à área de fumantes. O preço das bebidas são bastante variados, mas começam nos 3 dólares canadenses.
Fonte: Eduardo Karasinski/TODAELA
Quem vai ao Canadá precisa saber de algo importante: hockey é a paixão nacional. Tanto que nos dias em que os Montréal Canadiens jogam, a cidade inteira veste as cores do time e os programas de televisão narra todos os preparativos pour le match (para a partida). Normalmente, os ingressos para assistir ao jogo no estádio, o Centre Bell, custam de 70 a 200 dólares canadenses. Mas, se você não quer desembolsar tudo isso, pode assistir em algumas das várias televisões do Station des Sports.
Fonte: canadiens.nhl.com
O bar é bastante amplo e é impossível não perceber que esporte é o grande atrativo. São mais de 30 televisores espalhados por todos os lados e ainda existem alguns telões para quem preferir. Enquanto você assiste ao jogo, pode aproveitar o melhor da culinária de Montreal – a poutine. O prato envolve uma porção bastante generosa de batatas fritas com molho à sua escolha e queijo gruyère quebecois. Tudo isso custa, aproximadamente, 15 dólares canadenses, incluindo a cerveja. Se estiver na dúvida, peça uma Bleue ou uma das melhores, La Fin du Monde.
Fonte: Eduardo Karasinski/TODAELA
Agora, se o que você quer mesmo é aproveitar uma noite divertidíssima com as amigas, não deixe de ir ao Peel Pub. O lugar parece muito com aqueles karaoke-bar dos filmes de comédia romântica e é perfeito para mostrar todo o seu talento para a música. Os drinks são bastante variados e a carta de cervejas locais é bem completa. Como você deve imaginar, este bar fica na Rue Peel – entre a Rue Saint-Catherine e o Boulevard René-Levesque.
E aí, pronta para embarcar na noite de Montreal?