Cassini mergulhou pelos anéis de Saturno e registrou imagens incríveis

02/05/2017 às 06:492 min de leitura

Se você curte notícias sobre astronomia, deve saber que a sonda espacial Cassini da NASA está chegando ao final de sua missão em Saturno — onde se encontra em órbita desde 2004 coletando informações sobre o Senhor dos Anéis do Sistema Solar.

Pois a despedida da pequena nave já começou. Antes de realizar seu mergulho final (e suicida) pela atmosfera do planeta, programado para o dia 15 de setembro, ela deve realizar uma série de 22 mergulhos pelo espaço entre os famosos anéis e Saturno. O primeiro deles aconteceu em meados da semana passada e as imagens registradas pela diligente sonda são incríveis! Veja só:

Zunindo pelos anéis

Façanha astronômica

De acordo com Sarah Kaplan, do The Washington Post, esta é a primeira vez que um dispositivo criado pelo homem se aproxima tanto dos anéis de Saturno, e não pense que se trata de uma tarefa fácil. Quando registrou a imagem acima, a Cassini viajava a 124 mil quilômetros por hora através de regiões repletas de partículas que poderiam, potencialmente, destruí-la.

Outro registro da Cassini

Assim, para realizar o mergulho, o equipamento usou sua própria antena — em formato de disco — como escudo, manobra que, por sua vez, interrompeu a comunicação com a Terra temporariamente até que a sonda concluísse a passagem — o que deixou uma porção de astrônomos no centro de controle da NASA com o coração na mão. Confira a seguir o momento em que os cientistas descobriram que Cassini tinha conseguido realizar o mergulho com sucesso:

Aliás, a NASA teve tempo de analisar os dados do mergulho e concluiu que, embora os astrônomos temessem que a Cassini pudesse colidir com fragmentos de rocha ou gelo — o que poderia danificar a sonda —, o equipamento praticamente não sofreu impactos durante a manobra. Na verdade, segundo a agência espacial, a região entre os anéis e Saturno contém muito menos material particulado do que o esperado.

Primeiro de vários mergulhos concluído com sucesso

Apesar de a análise ter surpreendido os cientistas, se trata de uma boa notícia para a Cassini — que deve realizar outros 21 mergulhos. As manobras, caso você tenha ficado curioso, servirão para que a sonda colete dados sobre a estrutura e a dinâmica interna de Saturno, algo que nunca foi feito com a resolução de agora. Com as informações, os astrônomos poderão, por exemplo, estimar o peso dos anéis, sua idade e, quem sabe, desvendar o mistério de sua formação. Portanto, fique ligado, pois certamente teremos muitas novidades saturnianas nos próximos meses.

***

O Mega está concorrendo ao Prêmio Influenciadores Digitais, e você pode nos ajudar a sermos bicampeões! Clique aqui e descubra como. Aproveite para nos seguir no Instagram e se inscreva em nosso canal no YouTube.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: