Como uma casa bagunçada pode prejudicar a sua vida e a sua saúde

01/08/2017 às 03:432 min de leitura

1 – Seu bem-estar fica realmente comprometido

Idealmente, sua casa deve ser um lugar aconchegante e acolhedor, que faça bem a você – e isso não depende de ter grana para criar ambientes de revista de decoração, não! A questão é que viver em espaços abarrotados de coisas faz com que seu cérebro interprete o ambiente que deveria ser familiar como uma área prejudicial.

2 – Ambientes bagunçados fazem sua alimentação piorar

Olha só que bizarro: a verdade é que quando você vive em um lugar com muita bagunça, você acaba fazendo más escolhas alimentares, comendo mais bolachas (ou biscoitos) e fast food de uma maneira geral.

Um estudo realizado por pesquisadores australianos e norte-americanos revelou que manter uma cozinha organizada é fundamental para quem quer comer bem, e que quando esse cômodo está bagunçado, as pessoas acabam comendo mais porcarias do que o normal.

3 – Sua saúde mental também paga o preço

Quando você tem um ambiente de trabalho bagunçado, seus níveis de estresse aumentam, então é bom para a sua saúde mental que você busque trabalhar e estudar em locais organizados.

Isso vale também para a caixa de entrada do seu email, por exemplo: se você não gosta de ver diversas mensagens que ainda não foram lidas, faça um esquema de ler algumas delas por dia até zerar tudo e, a partir daí, leia e responda os emails assim que eles chegarem, se for possível.

4 – Seu processamento visual perde força

Quando o ambiente está repleto de coisas, cores e formas, nosso cérebro tem mais dificuldade para interpretar o que vê – é a famosa poluição visual. Isso foi comprovado por um estudo realizado por James Cutting e Kacie Amrstrong, da Universidade de Cornell. Basicamente, eles descobriram que os telespectadores têm mais dificuldades de entender filmes cujos cenários têm informações em excesso. É aquela coisa: menos é mais.

5 – Sua lógica de raciocínio fica menos eficiente

É isso que acontece quando seu cérebro perde um pouco a capacidade de ignorar informações irrelevantes do ambiente, e aí cada coisinha fora do lugar acaba contribuindo para uma bela desordem mental. Só para você ter ideia, essa tal desordem mental é comprovadamente uma das culpadas pela perda de memória com o avanço da idade.

Isso acontece porque quando ficamos muito tempo em meio a ambientes bagunçados, nossas redes neurais ficam mais lentas na hora de processar informações, e aí a memória de curto prazo acaba pagando o preço.

***

No fim das contas, o que percebemos é que a desordem física dos ambientes nos quais passamos mais tempo é algo que pode prejudicar nossa saúde física e mental.

Para melhorar a situação, o jeito é colocar ordem na casa, retirar tudo o que é lixo, separar itens que podem ser doados e buscar manter tudo organizado – se você dedicar alguns minutos do seu dia para colocar tudo no lugar, e fizer disso um hábito, sua casa terá um aspecto organizado sempre.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: