Seja o primeiro a compartilhar

7 características em comum entre as pessoas mais felizes do mundo

Fala a verdade: você é feliz? A busca da felicidade é um dos nortes da humanidade, mas algumas pessoas constantemente parecem tomar caminhos mais tortuosos para isso, permanecendo longos períodos em estado de melancolia e tristeza. Aqui no Mega, já trouxemos dicas da neurociência para a felicidade verdadeira, além de outras técnicas para melhorar o humor.

Segundo alguns pesquisadores, 40% da felicidade está diretamente sob nosso controle – o resto depende de fatores genéticos ou de ações que estão fora de nosso alcance. Por isso, é importante que saibamos ao menos aproveitar ao máximo esse potencial que está em nossas mãos e nunca o deixar cair.

Para melhorar seu estado de espírito, atente para esses 7 pontos:

1. Relacionamentos são essenciais

O departamento de psiquiatria da Universidade de Harvard analisou mais de 450 homens ao longo de quatro gerações e mais de 70 anos para determinar que as relações sociais são extremamente importantes para nos mantermos felizes. Quanto mais sólidos esses laços afetivos, mais chances teremos de ficar bem!

2. Tempo é mais importante que dinheiro

Estudos feitos pelas Universidades da Califórnia em Los Angeles e da Pensilvânia com quase 4,5 mil pessoas mostraram que elas preferem ter mais tempo livre a dinheiro de sobra – isso porque ninguém perguntou nada para mim. Afinal, não adianta nada estar nadando na grana se você não consegue uma folguinha para gastá-lo, né?

3. Dinheiro para pagar as contas é o suficiente

Claro que o item acima não quer dizer que as pessoas felizes não se importam com o dinheiro: ele é fundamental para manter a felicidade da pessoa, mas em quantidade suficiente para poder se livrar de todas as contas e não precisar esquentar a cabeça no final do mês.

4. Curtir os detalhes

De acordo com a Associação Americana de Psicologia, uma característica comum entre as pessoas felizes é que elas dão atenção a detalhes do mundo que muita gente acostuma e acaba ignorando. Você já sentiu o cheiro das flores hoje? Já pisou na grama? Tentou descobrir desenhos em nuvens? Comportamentos assim são deixados de lado quando crescemos, mas são fundamentais para nos mantermos conectados com o mundo.

5. Altruísmo

"Fazer o bem sem olhar a quem". Esse ditado batido se provou extremamente eficaz na elevação do estado de espírito de quem segue essa filosofia, portanto mãos à obra! Ao colocar um sorriso no rosto de algum desconhecido, o efeito acaba sendo revertido para você mesmo!

6. Praticar exercício físico

Que a prática de esportes é importante para a saúde do corpo, todo mundo já está careca de saber, mas muita gente se esquece que os exercícios físicos também são ótimos para a saúde mental! Além de prevenir doenças neurológicas, a descarga de adrenalina e suor faz com que você se sinta recompensado no final.

7. Dinheiro compra a felicidade, mas na forma de experiências

Um estudo publicado em 2014 mostrou que as pessoas são mais felizes quando investem seu dinheiro em experiências pessoais em vez de itens materiais. Os bens só ajudam quando são para praticar alguma coisa nova, por exemplo, quem compra sapatos de escalada para sair em uma aventura. Livros que te levam a outros mundos também são modelos de bens materiais ligados a experiências pessoais.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.