Pílula para crescer músculos sem exercício físico pode virar realidade

25/08/2017 às 12:252 min de leitura

O sonho de muita gente é ter aquela barriga sarada e o corpo cheio de músculos, mas a ideia de ir para a academia puxar ferro e suar a camisa faz essa galera desistir. Se você se enquadra neste time, comemore: cientistas podem estar próximos de lançar uma pílula que simula os efeitos do exercício físico e ajuda a fortalecer a musculatura sem esforço!

Entretanto, é bom ter cautela já que os testes só foram feitos com camundongos. Até essa fórmula mágica chegar às prateleiras deve demorar um tempão, então você pode continuar pagando a mensalidade de sua academia em busca do corpo que você considera ideal.

Pesquisadores da Universidade de Leeds, na Inglaterra, notaram que apesar de a frequência cardíaca aumentar durante um exercício físico, o intenso fluxo sanguíneo privilegia os músculos e o cérebro ao invés de ir para outros órgãos. Descobrir com o corpo fazia para diferenciar o destino do sangue ainda era uma utopia.

Chegou a sua vez de ter músculos sem esforço algum

Em estudos com rato, entretanto, foi notado que existe uma proteína no capaz de fazer exatamente essa tarefa, detectando o local de maior atividade física e bombeando o fluxo sanguíneo até lá, “desviando” de outras partes do corpo que não estão diretamente ligadas ao exercício.

Essa proteína é chamada de Piezo1 e é encontrada na parede interna dos vasos sanguíneos da região abdominal. Quando o fluxo sanguíneo aumenta, a proteína faz com que esses vasos se contraiam, impedindo a circulação nessa região e mandando o líquido vital para as áreas mais ativas do corpo naquele momento.

Com base nessas descobertas, os cientistas tentam desenvolver alguma droga sintética capaz de ativar essa reação da Piezo1 sem a necessidade de esforço. O primeiro composto sintético foi chamado de Yoda1, batizado desse jeito já que seria uma forma de controlar a força. E nos testes iniciais – ainda em laboratórios – esse composto interagiu bem com a proteína! O próximo passo é descobrir como ele funciona dentro do corpo dos ratinhos – será que o monstro vai sair da jaula sem nenhum esforço? O jeito vai ser esperar para ver...