Chega de dúvida: com esta técnica, você vai saber se está sendo traído

02/10/2017 às 04:122 min de leitura

Não é bacana imaginar que a pessoa com quem você tem um relacionamento está pulando a cerca, mas, infelizmente, esse tipo de coisa acontece mais do que gostaríamos que acontecesse.

Se por algum motivo você está achando que seu mozão pode se comportando de maneira infiel, os resultados de uma nova pesquisa sobre esse tema podem ajudar você a acabar com a dúvida.

Ao que tudo indica, prestar atenção no tom de voz da pessoa pode ser de grande serventia na hora de pegar alguém no flagra. “As evidências sugerem que muitas qualidades físicas, comportamentais e características podem ser detectadas apenas a partir do som da voz de uma pessoa, independente da informação semântica transmitida através da fala”, revelaram os autores da pesquisa, Susan Hughes e Marissa Harrison, em declaração publicada no IFL Science.

Mas como?

Traição

O estudo contou com a participação de 152 universitários – 64 homens e 88 mulheres – que se identificavam como heterossexuais. Os participantes tinham entre 18 e 32 anos de idade e foram submetidos a testes de som, ouvindo vozes de outras pessoas e tentando dizer se elas tinham sido infiéis ou não.

As gravações ouvidas pelos universitários eram de pessoas em relacionamentos monogâmicos que contavam até 10. Somente com base nessa contagem é que os participantes tinham que dizer se as pessoas haviam traído ou não.

Das pessoas que fizeram as gravações, metade assumiu que tinha um relacionamento secreto com um amante, enquanto a outra metade era composta de pessoas fieis a seus companheiros.

Resultados

Traição

A ideia era descobrir se pessoas que traem seus parceiros realmente demonstram isso através da voz e da maneira como falam, assim como conseguir testar nossa capacidade de reconhecer alguém que “soa como um traidor”.

Os resultados mostraram que, de fato, é possível reconhecer as diferenças na voz das pessoas que estão vivendo relacionamentos infiéis. Não se consegue identificar, ainda, quais são os mecanismos cerebrais que nos ajudam a perceber a fidelidade de uma pessoa pelo modo como ela fala.

Extrovertidos, por exemplo, tendem a trair mais vezes, assim como pessoas que falam com menos pausas e mudam de tom de voz mais frequentemente. 

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: