Será que você sabe reconhecer os sintomas do câncer de mama?
130
Compartilhamentos

Será que você sabe reconhecer os sintomas do câncer de mama?

Último Vídeo

Há poucos dias, a atriz Julia Louis-Dreyfus revelou que está com câncer de mama, e ainda que estejamos cada vez mais informados sobre a doença, infelizmente um dado divulgado pelo jornal Metro nos mostra que apenas 42% das mulheres conseguiriam reconhecer os sinais desse tipo de câncer.

Um quarto das mulheres acredita que nódulos mamários são identificados apenas por equipamentos médicos e 60% das mulheres revelou que se sentiria com vergonha de procurar ajuda médica caso notasse algum sinal irregular nas mamas – a pesquisa em questão foi realizada pela Avon.

Depois de falarem sobre o assunto, as participantes foram convidadas a identificar os 10 principais sintomas do câncer de mama – apenas 2% das mulheres conseguiram realizar essa tarefa por completo.

Infelizmente, muitas ainda não têm a noção de que hábitos de vida influenciam, e muito, o desenvolvimento do câncer, e dois terços das participantes disse não saber que atividades físicas regulares ajudam a prevenir a doença. Você, que nos lê, sabe quais são os sintomas mais comuns do câncer de mama? Confira a seguir:

1 – Mudança no formato e no tamanho do seio

Se os seios começarem a mudar de tamanho ou de formato, e se isso não tiver nada a ver com o período menstrual ou gestacional, é um sinal de alerta, com certeza.

2 – Bico invertido

Existem pessoas que nascem com os mamilos invertidos, mas se os mamilos se invertem com o passar do tempo, talvez valha a pena consultar seu médico.

3 – Vermelhidão, erupções cutâneas ou feridas na pele

Não é normal que seus seios aparentem estar machucados, com feridas ou erupções, especialmente se isso tudo for ao redor dos mamilos.

4 – Secreção pelos mamilos

Se ao apertar os mamilos você perceber que está saindo alguma secreção deles, procure um médico.

5 – Indentação

Nenhum tipo de “furinho”, de qualquer tamanho, é normal.

6 – Inchaço na axila ou clavícula

Algumas mulheres ficam com a axila inchada durante a menstruação, mas se esse inchaço persistir, é fundamental procurar ajuda médica.

7 – Mudança na textura da pele

Se a pele dos mamilos começar a ficar parecida com a casca de uma laranja, vá ao médico.

8 – Dor constante

Os seios podem ficar doloridos de vez em quando, mas isso não deve ser constante.

9 – Veia crescente

Se você reparar que uma veia está crescendo e ficando saltada, procure ajuda médica – isso pode ser sinal de que um tumor está bloqueando um vaso sanguíneo.

10 – Nódulo

O sinal mais comum do câncer de mama não é o único que requer atenção. Se você sentir um nódulo ao apalpar os seios (não precisa ser visível), certifique-se de que está tudo bem e marque uma consulta médica.

O diagnóstico precoce de qualquer tipo de câncer representa maiores chances de cura, por isso é importante não ter vergonha ou medo de ir ao médico.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.