669
Compartilhamentos

Sabia que excesso de atividade física pode te fazer ganhar peso?

Estamos mais do que acostumados com a lógica de que atividades físicas, além de nos proporcionarem uma melhor saúde, são um caminho certeiro para quem quer perder peso. Nesse sentido, é normal que as pessoas acreditem que quanto mais exercícios se faz, mais peso se perde, certo? Bem... Não tão certo assim.

Quando você pega pesado demais na academia, pode vir a sofrer fadiga adrenal, que se manifesta através de sintomas como dores no corpo, tontura e extremo cansaço.

Esse efeito é resultado também da produção excessiva do cortisol, o hormônio do estresse. Quando forçamos nosso corpo a ir além de seus limites nos treinos da academia, os níveis de cortisol acabam ficando maiores do que o normal – adivinha o que acontece, então? Ficamos fatigados ao extremo, temos nosso desempenho físico reduzido e, por consequência, acabamos acumulando gordura na região abdominal.

Cilada!

atividade física

A especialista em prevenção de lesões Liz Letchford, que falou sobre o assunto ao Reader’s Digest, explicou que nem sempre exercício físico é equivalente à força muscular e perda de gordura: “Todo o seu sistema nervoso central é regulado por um complicado sistema de hormônios”, explicou ela, ao dizer que mexer demais com essas variações hormonais é um problema sério.

Para evitar que o corpo passe por esses extremos, a especialista nos recomenda escolher uma rotina de atividades físicas que combine com o nosso condicionamento físico e com as nossas metas em relação à saúde e ao peso. Letchford diz também que não é ideal ir para a academia mais de uma vez ao dia, já que o corpo precisa de tempo para se recuperar de cada treino.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.