Não perca nenhuma aventura na vida: vacine-se contra o HPV e a meningite C

06/04/2018 às 06:302 min de leitura

Post patrocinado

Qual é a sua lista de itens fundamentais para ir a um acampamento? Barraca, saco de dormir, lanchinhos, lanterna e repelente, certo? Já para ir à praia, você nunca se esquece do traje de banho e do protetor solar. E para maratonar sua série favorita, não pode faltar uma pipoquinha, não é mesmo? Cada aventura necessita de um kit básico de sobrevivência. Então, por que muita gente continua não dando atenção para a maior aventura de todas, que é a própria vida?

Quando você nasceu, certamente tomou as vacinas contra a tuberculose, a hepatite, a coqueluche, a difteria, a poliomielite, o sarampo, e por aí vai. Só que quando você chega à adolescência, é preciso tirar os olhos da TV e voltá-los para as unidades de saúde a fim de continuar nutrindo seu corpo contra outras doenças. Deixe um minutinho seu sofá e sua série favorita de lado para protagonizar sua própria aventura sem nenhum risco.

Em março, o Ministério da Saúde lançou a campanha de vacinação contra a meningite C e o HPV. Para a meningite C, TODOS os adolescentes entre 11 e 14 anos estão convocados para tomarema vacina. Já para o HPV, a vacinação contempla os meninos de 11 a 14 anos e as meninas de 9 a 14 anos. Também é importante se lembrar de tomar a segunda dose da vacina contra o HPV – algo que deve acontecer 6 meses após a administração da primeira dose.

criançasCorra já para a unidade de saúde e não perca nenhum episódio de sua vida.

O que são a meningite e o HPV?

A meningite é uma inflamação nas meninges, isto é, nas membranas que envolvem o cérebro e a medula. Ela pode ser causada tanto por bactérias, vírus, parasitas e fungos quanto por processos não infecciosos. A transmissão ocorre por vias respiratórias, sendo necessário o contato próximo com algum portador. Por isso a preocupação em escolas, por exemplo.

Os sintomas mais comuns da meningite são febre, dores de cabeça, náusea, vômito, rigidez na nuca e confusão mental, podendo evoluir para delírios, coma, convulsões, paralisias e tremores. Ela é considerada uma doença bastante grave, podendo levar a óbito em poucas horas. Portanto, é extremamente importante se prevenir.

meningiteA meningite pode causar dores intensas de cabeça e até matar.

Já o Papiloma Vírus Humano – o HPV – é responsável por causar verrugas e lesões na pele e nas mucosas, podendo evoluir para diversos tipos de cânceres, como o de colo do útero (o terceiro mais incidente em mulheres), o de garganta, o retal, o peniano e o de orofaringe. Como é um vírus que se transmite pelo contato de pele com pele, ele é considerado sexualmente transmissível, mesmo que não seja uma regra a contaminação apenas através de relações sexuais.

O Brasil oferece a vacina quadrivalente, que protege as pessoas contra os quatro principais tipos de HPV. Essa vacina tem uma eficácia de 98%, ou seja, extremamente alta, mas é preciso ficar atento e não se esquecer da segunda dose, hein?! Ela é tomada 6 meses após a primeira.

vacinaA vacina quadrivalente contra o HPV tem eficácia de até 98% e segue todos os padrões da Organização Mundial da Saúde.

Veja o vídeo da campanha de vacinação deste ano

Saiba mais em saude.gov.br/vacinahpv

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: