Ciência
05/04/2018 às 06:07•2 min de leitura
Envelhecer com saúde é algo que todo mundo deseja. Embora a maioria pense apenas na parte física do corpo, é importante se lembrar também da parte cognitiva – e a neuróbica pode te ajudar nesse processo. Para quem não sabe, ela é a “ginástica cerebral”, também conhecida como neurofitness, capaz de dar aquela turbinada nos processos cerebrais de formas simples e eficazes.
Aprenda alguns exercícios que você pode fazer no seu dia a dia e turbinar o seu cérebro:
Para acordar o cérebro de manhã, uma boa tática é cheirar alguma essência nova. Além de treinar o olfato, você estimula áreas cerebrais relacionadas ao cheiro. Isso sem contar que o olfato está diretamente ligado à parte do cérebro relacionada às emoções, sendo importante estimulá-lo também para desenvolver esse sentido.
Perfumes
Você gosta de notícias de automobilismo? Não? Maravilha! Então, de vez em quando, estimule seu cérebro lendo algo sobre a Fórmula 1 ou sobre novos modelos de carros. Mudar o foco daquilo que você consome com mais interesse ajuda a estimular a criatividade e a inteligência. E vale para tudo: moda, pesca, cinema, Universo etc. O importante é fugir do óbvio.
Revistas
Os pés são cheios de terminações nervosas diretamente ligadas ao cérebro e a outras áreas do corpo. Usá-los para tarefas além de caminhadas e corridas é uma forma de turbinar seu corpo todo. Quer um exemplo? Quando uma almofada cair do sofá, em vez de usar as mãos, que tal tentar pegar com os pés?
Pés
A leitura é uma das melhores maneiras de adquirirmos conhecimento. Uma ideia para fugir da leitura normal é fazê-la em voz alta para outra pessoa. Assim, ambos estimulam áreas relacionadas à fala e à audição, através do estímulo de outros grupos neurais.
Leitura
Quando responder algo mentalmente, evite pensar o óbvio. Formule teorias com frases diferentes e palavras que você não usa habitualmente. Isso ajudará a ampliar seu vocabulário e estimular a fala.
Pense diferente
Você é destro e só faz as atividades com a mão direita? Que tal tentar fazer algumas tarefas com a esquerda? Você pode, por exemplo, escovar os dentes com a mão que você menos usa. Ou quem sabe mexer no celular, passar creme e até escrever! Quanto mais você testar a habilidade motora, melhor.
Troque as mãos
Qual é a ligação e a semelhança entre um mouse e uma poltrona? Nenhuma? Não importa: tente, mesmo assim, buscar semelhanças entre objetos desconexos, seja pelo formato, pela cor, pelo cheiro etc. Isso aumentará sua criatividade e seu poder de relacionar objetos e situações.
Correlacione objetos distintos
Você provavelmente conhece a sua casa como a palma de sua mão. Então que tal testar essa habilidade se movendo com os olhos vendados? Isso estimula sentido de espaço, além de dar uma forçada em áreas como a audição, o olfato e o tato.
Ande de olhos vendados
Aproveite filas de bancos ou momentos supostamente entediantes para mentalizar tarefas que fujam do óbvio. Que tal, por exemplo, pensar em nomes femininos começados com a letra C? Ou que tal tatear as moedas de seu bolso tentando adivinhar seu valor através do relevo?
Estimule os sentidos