9 exercícios simples para turbinar o cérebro e envelhecer com mais memória

05/04/2018 às 06:072 min de leitura

Envelhecer com saúde é algo que todo mundo deseja. Embora a maioria pense apenas na parte física do corpo, é importante se lembrar também da parte cognitiva – e a neuróbica pode te ajudar nesse processo. Para quem não sabe, ela é a “ginástica cerebral”, também conhecida como neurofitness, capaz de dar aquela turbinada nos processos cerebrais de formas simples e eficazes.

Aprenda alguns exercícios que você pode fazer no seu dia a dia e turbinar o seu cérebro:

1. Estimule o olfato

Para acordar o cérebro de manhã, uma boa tática é cheirar alguma essência nova. Além de treinar o olfato, você estimula áreas cerebrais relacionadas ao cheiro. Isso sem contar que o olfato está diretamente ligado à parte do cérebro relacionada às emoções, sendo importante estimulá-lo também para desenvolver esse sentido.

OlfatoPerfumes

2. Leia notícias diferentes

Você gosta de notícias de automobilismo? Não? Maravilha! Então, de vez em quando, estimule seu cérebro lendo algo sobre a Fórmula 1 ou sobre novos modelos de carros. Mudar o foco daquilo que você consome com mais interesse ajuda a estimular a criatividade e a inteligência. E vale para tudo: moda, pesca, cinema, Universo etc. O importante é fugir do óbvio.

RevistasRevistas

3. Use os pés

Os pés são cheios de terminações nervosas diretamente ligadas ao cérebro e a outras áreas do corpo. Usá-los para tarefas além de caminhadas e corridas é uma forma de turbinar seu corpo todo. Quer um exemplo? Quando uma almofada cair do sofá, em vez de usar as mãos, que tal tentar pegar com os pés?

PésPés

4. Leia em voz alta para outra pessoa

leitura é uma das melhores maneiras de adquirirmos conhecimento. Uma ideia para fugir da leitura normal é fazê-la em voz alta para outra pessoa. Assim, ambos estimulam áreas relacionadas à fala e à audição, através do estímulo de outros grupos neurais.

LeituraLeitura

5. Pense diferente

Quando responder algo mentalmente, evite pensar o óbvio. Formule teorias com frases diferentes e palavras que você não usa habitualmente. Isso ajudará a ampliar seu vocabulário e estimular a fala.

SheldonPense diferente

6. Troque as mãos

Você é destro e só faz as atividades com a mão direita? Que tal tentar fazer algumas tarefas com a esquerda? Você pode, por exemplo, escovar os dentes com a mão que você menos usa. Ou quem sabe mexer no celular, passar creme e até escrever! Quanto mais você testar a habilidade motora, melhor.

Troque as mãosTroque as mãos

7. Faça relações

Qual é a ligação e a semelhança entre um mouse e uma poltrona? Nenhuma? Não importa: tente, mesmo assim, buscar semelhanças entre objetos desconexos, seja pelo formato, pela cor, pelo cheiro etc. Isso aumentará sua criatividade e seu poder de relacionar objetos e situações.

CorrelaçãoCorrelacione objetos distintos

8. Ande sem ver

Você provavelmente conhece a sua casa como a palma de sua mão. Então que tal testar essa habilidade se movendo com os olhos vendados? Isso estimula sentido de espaço, além de dar uma forçada em áreas como a audição, o olfato e o tato.

Mulher com venda nos olhosAnde de olhos vendados

9. Não fique parado

Aproveite filas de bancos ou momentos supostamente entediantes para mentalizar tarefas que fujam do óbvio. Que tal, por exemplo, pensar em nomes femininos começados com a letra C? Ou que tal tatear as moedas de seu bolso tentando adivinhar seu valor através do relevo?

MoedaEstimule os sentidos

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: