Saiba por que algumas pessoas estão tomando vinagre de maçã toda manhã

04/07/2018 às 09:002 min de leitura

Muitos acreditam que os alimentos fermentados foram descobertos de maneira acidental, com a formação de microrganismos fazendo com que eles se mantivessem próprios para consumo por um período maior. Desde então, eles se tornaram parte da dieta e da cultura de muitos povos, até com um atual incentivo para sua ingestão, devido a seus benefícios para a saúde.

Também conhecidos como alimentos probióticos, eles são uma ótima forma de manter a saúde do sistema digestivo como um todo. Como se já não fosse o suficiente, possuem a fama de tratar de forma eficaz problemas como pressão alta, ansiedade, colesterol alto, artrite, síndrome do intestino irritável, dentre outros.

Produtos da moda

Da mesma forma que surgem dietas prometendo resultados incríveis em prazos curtíssimos, alguns alimentos também entram na moda e são consumidos como se fossem a cura de todos os males. Podemos colocar certos probióticos nessa categoria, pois, além do iogurte feito em casa com culturas vivas, temos o kefir e a kombucha como alimentos da vez.

Pode até parecer estranho, mas agora também existem pessoas bebendo vinagre em busca de benefícios para a saúde. O seu consumo faz sentido, já que também é um fermentado, mas é preciso tomar alguns cuidados para que as coisas não se invertam e você acabe com mais problemas do que antes.

Cuidado ao consumir

Quem nunca ouviu falar pode pensar que o consumo é alguma provação, pois ingerir vinagre puro não é uma experiência agradável. A acidez do produto pode causar sérios danos, principalmente nos dentes e no estômago. Mesmo quando administrado da forma correta, é sempre importante observar as reações do seu corpo e respeitá-las.

Na internet é possível encontrar várias dosagens e combinações de ingredientes. Mas, caso você queira testar a eficácia do vinagre de maçã, o melhor é consultar um profissional qualificado, que possa fornecer todas as informações necessárias sobre o processo.

No geral, recomenda-se tomar 1 a 2 colheres de sopa de vinagre de maçã diluído em um copo de água, sempre através de um canudo para não agredir tanto os dentes. Existem também receitas em que são adicionados açúcar, frutas e até mesmo limão — tudo para ajudar o paladar.

Não recomendamos o consumo do vinagre sem uma orientação profissional; se você for testar em casa, por conta e risco, tome sempre muito cuidado e respeite os sinais que seu corpo emitir. Apesar dos possíveis benefícios no consumo de alguns alimentos específicos, uma dieta sem produtos industrializados, aliada a uma rotina de exercícios, ainda é a melhor forma de manter uma vida saudável.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: