Por que temos cera de ouvido?

10/09/2018 às 04:301 min de leitura

Você já sabe que todas as pessoas têm cera de ouvido, certo? E ainda que a substância pegajosa e amarelada não seja nosso melhor cartão de visitas, a verdade é que ela tem um papel essencial para a nossa saúde.

A cera serve, basicamente, para proteger nossos ouvidos. Como ela faz isso? Lubrificando a parte interna e externa do ouvido para impedir a entrada de corpos estranhos como poeira, areia e detritos pequenos que, caso entrassem nas cavidades da nossa orelha, causariam problemas nada agradáveis. Aliás, que fique claro: sem a cera de ouvido, até mesmo a saúde do cérebro estaria em risco!

E como limpar?

cera de ouvido

Assim que a cera termina de cumprir seu papel, ela vai saindo do ouvido até que seja possível removê-la durante a higiene do local. Sobre essa coisa de higiene, aliás, vale lembrar que o uso de cotonetes deve ser feito com cautela e somente na parte externa do ouvido. Se você coloca o cotonete para dentro do ouvido, acaba mais empurrando cera do que retirando e ainda corre o risco de perfurar o tímpano.

O acúmulo de cera na parte interna do ouvido pode causar dor, perda de audição e sensação de que o ouvido está tampado. Nesses casos, o ideal mesmo é buscar ajuda médica para a remoção do eventual excesso de material. O médico pode realizar uma lavagem ou recomendar o uso de medicamentos que servem para amolecer a cera que está entupindo seu ouvido.

Mais uma curiosidade: Por interferir também em nosso senso de equilíbrio, problemas de ouvido, o que inclui excesso de cera, podem fazer com que as pessoas, especialmente as mais idosas, tenham episódios de vertigem. Cuidado redobrado, então!

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: