É verdade que um chiclete engolido leva 7 anos para ser digerido?

É verdade que um chiclete engolido leva 7 anos para ser digerido?

Último Vídeo

Se você ouviu durante a sua infância que não deveria engolir um chiclete porque a guloseima demora sete anos para ser ingerida, você não está só. A informação, aliás, aterrorizava aqueles que acidentalmente engoliam uma goma de mascar, com medo de que o chiclete pudesse ser capaz de “colar as tripas” uma vez que passaria anos dentro do intestino.

Essa história toda serve para nos mostrar, apenas, que a criatividade humana não tem limites mesmo. Para o alívio geral da nação, a verdade é que não tem como um alimento, seja ele qual for, levar sete anos para ser digerido!

A história do chiclete tem a ver com histórias que nossas mães contavam para que nós nos comportássemos e não comêssemos chicletes como se fossem balas. A lorota também era um jeito de fazer com que as crianças não engolissem outros objetos pequenos - falar que algo ficaria na barriga do infante por anos e anos era, convenhamos, um argumento se não pedagogicamente recomendável, inevitavelmente efetivo.

Engoli o chiclete, e agora?

veado

A verdade é que quando um chiclete é engolido, ele fica no sistema digestório da pessoa que engoliu por, no máximo, alguns dias. Vale frisar que, diferente dos alimentos comuns, o chiclete é feito de materiais sintéticos que não são quebrados pelas enzimas e proteínas presentes na saliva. Ou seja: o chiclete é engolido inteiro e assim vai passar pelo esôfago até chegar ao estômago.

A partir de então, o chiclete vai se misturar com seu suco gástrico, que também não vai conseguir afetar a resina da goma de mascar. O que será quebrado no estômago serão os açúcares e flavorizantes do chiclete.

A goma vai ficar ali por algum tempo até ser levada para o intestino, onde poderá ficar por alguns dias, viajando pelo trato digestivo com outras substâncias que também não são quebradas pelos ácidos do seu corpo, como é o caso de sementes, pipocas que não estouram e algumas fibras de alimentos.

A partir daí, o chiclete vai grudar em seu cólon, ao lado de outros resíduos alimentares, e ficará ali até o próximo movimento intestinal. Desde o momento em que foi parar no seu estômago até ser eliminado pelas fezes, o chiclete fica por até três dias dentro do corpo.

Ah, então tudo bem?

chiclete

Tudo isso não quer dizer, no entanto, que engolir chicletes com frequência é uma boa ideia, que fique claro. Se você tem qualquer problema gastrintestinal, nada de engolir chicletes, hein! Além do mais, engolir vários chicletes por dias seguidos pode acabar causando uma bela constipação intestinal, e todo mundo sabe que isso não é nada bacana.

Agora em relação ao tempo em que coisas podem ficar dentro do corpo de alguém, saiba que há casos de pessoas que engoliram pequenos objetos que se alojaram no intestino e que ali ficaram e foram descobertos tempos depois, através de exames de raio-x. Então, sim, é possível que algo fique dentro da barriga de alguém por anos e mais anos, mas esse algo não é chiclete!

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.