
Ciência
06/03/2019 às 08:00•1 min de leitura
Depois de sofrer um acidente e ficar com uma ferida grave nas pernas, uma mulher de 55 anos precisou ser submetida a um tratamento contra a infecção, de acordo com o Live Science. E a imagem que ela divulgou assusta qualquer um.
O tratamento consistia em tomar dois tipos de antibióticos: minociclina e meropenem; mas, depois de uma semana, as reações aos remédios começaram a aparecer e ela passou a sentir muito enjoo e um gosto ruim na boca. O resultado que veio na sequência foi o pior de todos: sua língua ficou preta e com a aparência de estar peluda.
Ainda que essa condição pareça bizarra, não chega a ser tão rara assim; e o lado bom é que não é algo preocupante em relação à saúde em si. O que provocou a alteração foi o crescimento de pequenas protuberâncias chamadas papilas filiformes na superfície da língua, mas que não têm a capacidade de detectar sabor, como acontece com as papilas gustativas.
Já a cor preta da língua pode estar relacionada a diversos fatores, incluindo o uso de alguns tipos de medicamento, tabagismo, irritação provocada por enxaguantes bucais e até falta de higiene. No caso da mulher que postou a foto, é bem possível que a culpa tenha sido da minociclina.
O tratamento felizmente foi simples: o remédio foi substituído, e a mulher recebeu a indicação de manter uma boa higiene bucal. Um mês depois já não havia sinal de língua preta ou de "pelos". Ufa!