3 exercícios mentais que te ajudam a lidar com a ansiedade
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3 exercícios mentais que te ajudam a lidar com a ansiedade

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Ansiedade é uma ladra de oportunidades, e você não precisa ter um transtorno de ansiedade para ter uma crise. De repente, por causa de algum gatilho que acorda seu nervosismo e sua preocupação, você acaba sentindo medo, o coração fica acelerado, aquela sensação de frio no estômago vem para ficar e, para piorar, sua mente parece não desacelerar nunca.

Existem alguns exercícios mentais que você pode fazer para aliviar essa tensão toda. São frases que podem ser repetidas para você mesmo a qualquer momento, como se fosse um mantra mesmo, e que, com o passar do tempo, você vai perceber que elas são absolutamente verdadeiras e que fazem todo o sentido. Confira:

1 — “Eu não controlo o tempo”

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Você pode interferir no tempo das coisas, acelerar um processo aqui, outro acolá, mas o tempo em si não está sob o seu controle. O que isso significa? Que às vezes as coisas vão dar errado e a culpa não é sua.

Imagine que você está programando um evento com antecedência. Para que tudo dê certo, você contrata diversos profissionais, pensa no local adequado, compara preços e por aí vai. Tudo segue como o planejado, mas na hora H é possível que um carro derrube um poste na rua do seu evento e que a energia elétrica seja interrompida. Que azar, né? Pois é, muito azar, mas a questão é: a culpa não é sua. Você não tem o controle de tudo e possivelmente não ficaria feliz se tivesse.

Reconhecer que há coisas que não podem ser controladas por nós é um exercício que nos ajuda muito a lidar com a ansiedade.

2 — “Estou progredindo”

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Todos nós somos duros demais em relação ao nosso próprio progresso, e isso pode acabar fazendo com que a ansiedade chegue e encontre as portas abertas para entrar. Antes de pensar no que está dando errado ou nas suas maiores dificuldades, que tal tentar um exercício que pode fazer com que você se sinta bem?

A ideia aqui é criar um diário, mas pode ser até no bloco de notas do seu celular mesmo, com todas as coisas bacanas que você fez na última semana ou no último dia. Vale desde uma refeição saudável até uma faxina no seu quarto ou a realização de uma tarefa que estava pendente. Cada uma dessas atividades importa para você, mas é mais fácil não valorizar essas pequenas conquistas do que comemorá-las, infelizmente. Anote as coisas bacanas que você fez. Você está progredindo.

3 — “Vou mudar minha perspectiva”

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Essa mudança é uma das mais importantes para o seu sossego mental, sabia? A ideia é que, diante de um problema ou em meio a um dia ruim, você se faça três pequenas perguntas:

  • O que mais importa?
  • Por que isso importa?
  • O quanto é suficiente?

Quando você se pergunta isso, acaba focando nas coisas que importam de verdade, o que é uma forma de acalmar sua ansiedade.

Esses três exercícios são simples e realmente eficientes. Não custa nada você tentar colocá-los em prática.

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