Sabia que a tristeza pode te fazer bem?

06/11/2018 às 09:002 min de leitura

Não há como sair ileso dessa vida em termos de sentimentos negativos como a tristeza, o luto, a inveja e a rejeição. Pessoas sofrem, ficam doentes, traem, são demitidas, morrem, e a verdade é que lidar com isso não é nada fácil nem divertido, a gente sabe, mas esses eventos ruins podem, no fim das contas, ser bons para você.

Entenda, antes de tudo, que estamos falando de um tipo de tristeza temporária e diferente da depressão enquanto doença mental, que precisa de acompanhamento psicológico e psiquiátrico, hein. Dito isso, vamos aos fatos:

A tristeza pode te deixar mais criativo

genio

Essa foi a conclusão de uma pesquisa feita com 244 universitários. Os pesquisadores analisaram os participantes e perceberam que aqueles que tendiam a se manter focados em pensamentos negativos várias vezes ao dia eram os que se sentiam cada vez piores, o que não é uma grande novidade.

Por outro lado, pessoas que ficam tristes com seus problemas, mas que pensam no lado positivo das coisas e não se deixam levar pelo negativismo são as que se tornam pessoas mais criativas. Ou seja, a forma como você lida com a sua tristeza pode definir se você vai ficar cada vez mais triste ou se vai se tornar uma pessoa mais criativa.

A tristeza deixa as pessoas mais motivadas

mulan

Vamos lá: imagine-se no seu mais alto nível de felicidade. Nessa situação, você pensa em querer que as coisas mudem ou prefere que fiquem como estão? Possivelmente, a segunda alternativa é a escolhida, e é justamente por isso que quando algo de ruim acontece na vida de uma pessoa ela acaba ficando motivada a agir para melhorar a situação, o que é uma ótima coisa.

Isso foi comprovado em uma pesquisa australiana que pediu para que um grupo de participantes assistisse filmes felizes e tristes, para responderem a uma série de perguntas difíceis na sequência. Adivinha? Os resultados revelaram que os participantes que viram filmes felizes tiveram um desempenho pior do que aqueles que viram os filmes dramáticos.

A tristeza te ajuda a curtir mais a felicidade

felicidade

A verdade é que dar espaço para a tristeza fazer uma visita em sua vida é uma forma de fazer com que você perceba melhor os detalhes felizes do seu cotidiano. Os pesquisadores gringos exemplificam isso usando a palavra “saudade”, que só existe em português. Para eles, a saudade nos mostra que um certo grau de melancolia na vida é inevitável e, inclusive, desejável.

A felicidade provavelmente voltará

manny

Essa é uma grande verdade: depois de um tempo, que pode ser dias, semanas ou meses, você vai superar aquela grande tristeza, aquele término, aquela perda. Seres humanos procuram a felicidade sempre e têm inteligência para transformar as coisas ruins em aprendizado. A questão aqui está em treinar sua mente para ter mais inteligência emocional diante das adversidades e se focar no que é certo e comprovado: bons momentos sempre virão. Sempre.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: