Existe um jeito certo de tomar banho?

07/11/2018 às 05:302 min de leitura

Tomar banho é uma tarefa relaxante e absolutamente simples, não é mesmo? Acontece que, por mais que não pareça, existe um jeito mais certo de tomar banho, e quem explicou melhor essa questão foi a dermatologista Rajani Katta, ao Mental Floss.

De acordo com ela, não é preciso ensaboar todo o corpo durante o banho, a menos que você tenha suado muito ao longo do dia. Dra. Katta explica que a combinação de água quente com sabonete acaba retirando os óleos naturais da nossa pele, provocando ressecamento e até mesmo irritação, sensação de desconforto e em casos mais graves, infecções.

A especialista recomenda que as pessoas passem sabonete na região das axilas, nas partes íntimas e naquelas dobrinhas que temos pelo corpo, que acabam sendo um belo atrativo para bactérias. A ordem de lavagem, segundo a Dra. Katta, não importa.

Regras do bom banho

banho

Se você gosta de tomar banhos quentes e demorados, temos uma má notícia: ainda que eles de fato sejam relaxantes e psicologicamente desestressantes, o mesmo não se pode dizer a respeito da sua pele.

Quando a água está muito quente ou muito fria, as células e os lipídios que protegem sua pele acabam sendo prejudicadas: “Temperaturas extremas, sejam muito frias ou muito quentes, podem causar irritação e inflamação de pele”, explicou. A recomendação, então, é a de que o banho seja morno e não demore mais do que 10 ou 15 minutos.

A especialista afirmou, inclusive, que banhos diários são necessários apenas quando a pessoa transpirou muito e se sujou demais por algum motivo, o que, a gente sabe, é um assunto polêmico.

Tem mais regra? É claro que tem!

banho

Em relação ao tipo de sabonete usado durante o banho, Dra. Katta explica que o ideal é apostar no bom e velho sabonete em barra, uma vez que o sabonete líquido contém mais aditivos para evitar a proliferação de bactérias e esses ingredientes podem provocar alergias e irritações.

As esponjas também não merecem tanto destaque, viu! Dra. Katta fala que espalhar o sabonete com os dedos é mais efetivo e que esponjas tendem a irritar a pele de pessoas mais sensíveis. Não significa que sejam vilãs, mas não são necessárias e podem trazer problemas para alguns indivíduos.

E o resto?

banho

Sobre a higiene dos cabelos, a dermatologista explicou que cada pessoa deve escolher o melhor tipo de produto para usar e que ela não gosta de interferir nesse aspecto. Em caso de caspa, produtos específicos e lavagem mais frequente são recomendados.

Para as pessoas que costumam fazer a depilação durante o banho, Dra. Katta recomenda que seja feito ao fim do banho, porque a água quente já agiu deixando os folículos capilares mais macios, o que diminui as chances de irritação de pele.

Em termos de banho, é importante não deixar que sua pele fique desidratada, então, assim que sair do chuveiro, não se seque completamente, mas passe a toalha suavemente pelo corpo e, enquanto ele ainda estiver úmido, aplique um creme hidratante - para a Dra. Katta, os cremes mais grossos são os melhores. Se o problema for sair de casa grudando, busque tomar banho sempre à noite, se for possível. E aí, você já conhecia todas essas dicas?

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: