Já pensou que sua alergia alimentar pode não passar de uma farsa?

09/01/2019 às 08:301 min de leitura

Quem sofre de alergia certamente já ficou encarando um salgadinho e pensando se ele seria de palmito ou de camarão, já que uma reação alérgica costuma ser bastante desagradável. A garganta fecha, o corpo inteiro coça, e a sensação é terrível! Porém, você sabia que muita gente se diz alérgico a algum tipo de comida sem, na realidade, ser?

Ao menos é essa a conclusão dos pesquisadores da Northwestern University, de Chicago, nos EUA. De acordo com uma pesquisa feita com 40 mil norte-americanos, ao menos 4 mil (10%) eram alérgicos a algum tipo de comida. Porém, 19% das pessoas que juravam ter restrições alimentares, na verdade, nunca sequer desenvolveram sintomas de alergia ao ingerirem os supostos desencadeadores de suas alergias.

De acordo com os médicos que coordenaram a pesquisa, é provável que a pessoa seja intolerante a determinado tipo de alimento, mas não necessariamente sendo alérgica a ele, já que essa é uma situação que pode colocar até a vida em risco. Outra possibilidade seria a de que, após a ingestão de um alimento de procedência duvidosa ou vencida, a reação estomacal tenha sido interpretada erroneamente como alergia.

Alguns dos alimentos que mais causam alergias

A dor de estômago e a náusea podem aparecer em uma reação alérgica, mas é comum que surjam urticárias e muita coceira, com o inchaço e o potencial fechamento da garganta – situação que pode ser fatal. A pesquisa norte-americana apontou que por lá os alergênicos mais comuns são os mariscos, o leite e o amendoim. 

Outro fator importante é saber que nem sempre a alergia é hereditária. Em muitos casos, ela surge ao longo da vida adulta, mesmo com o consumo de substâncias que até então não faziam mal algum. Já a eliminação de alimentos da dieta só deve ser feita sob supervisão médica e após a comprovação de que eles fazem mal à saúde. Nada de consultar o Dr. Google, hein? Procure um especialista!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: