Você provavelmente tem escovado seus dentes do jeito errado todo esse tempo

09/07/2019 às 11:302 min de leitura

Todos sabemos que escovar os dentes é essencial para a saúde do corpo - e, vamos combinar, para a convivência social também. É um dos principais hábitos da nossa rotina que adquirimos na fase infantil. A maioria acredita estar fazendo tudo certinho na hora de cuidar dos dentes, assim como manda o figurino. Contudo, um estudo feito pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (Centers for Disease Control and Prevention) nos Estados Unidos aponta o contrário. Segundo ele, grande parte das pessoas escova os dentes de forma errada. Será que você é uma delas?

Reprodução/Freepic

A conclusão partiu de uma análise feita em 5.157 crianças e adolescentes norte-americanos. Dentre os que tinham 3 e 6 anos, 40% utilizavam creme dental além do recomendado. Bom, se você é daqueles que prefere errar para mais do que para menos quando se trata dosar a pasta de dente, você tem cometido um erro grave. 

No caso das crianças e adolescentes, o principal perigo se encontra na ingestão exagerada de flúor quando os dentes ainda estão em desenvolvimento. Isso pode gerar um déficit de mineralização do esmalte dentário, a flurose, responsável pela descoloração dos dentes. O flúor é uma substância química natural encontrada em alimentos, água potável e na pasta dental, que auxilia na redução de cáries - além de aumentar a resistência dos dentes.

Reprodução/Freepic

O estudo também apontou que 34,2% daqueles que ocupavam a faixa etária de 3 a 15 anos, escovavam os dentes apenas uma vez ao dia, enquanto o recomendado é no mínimo duas vezes. Além dos dados apresentados, a pesquisa ainda traz algumas dicas para os pais.

Supervisionar os filhos, principalmente quando eles estão aprendendo a escovar os dentes é algo indispensável. Recomenda-se que crianças abaixo dos três anos de idade utilizem uma quantidade de pasta dental equivalente ao tamanho de um grão de arroz, já as crianças dos 3 aos 6 anos, devem usae o tamanho de uma ervilha como referência. Ademais, é adequado que não se use flúor até os dois anos de idade.

Reprodução/Unidental

E aí, você também é desses que costuma exagerar no creme dental? 

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: