BodyNet: Adesivo com sensor 'sente' sua pele e avalia sua saúde

BodyNet: Adesivo com sensor 'sente' sua pele e avalia sua saúde

Último Vídeo

O futuro chegou! Os acadêmicos de pós-doutorado Simiao Niu e Naoji Matsuhisa desenvolveram um adesivo que pode nos ajudar a avaliar nossa saúde de forma diária. O projeto do adesivo que “lê” os sinais dados pela pele para avaliar nossa saúde já está pronto e, colado em diferentes locais, consegue definir diferentes sinais do corpo.

Por exemplo, quando colado no pulso e no abdome, o adesivo monitora o pulso e a respiração da pessoa, captando sinais sutis, como um coração mais acelerado por constrangimento, tensão, etc. Se colado nos cotovelos e joelhos, o adesivo verifica os músculos cada vez que o membro é flexionado.

(Foto: Bao Lab/Divulgação)

Com o sucesso desse primeiro adesivo, as equipes responsáveis já estão fazendo pesquisas para desenvolver novos modelos que avaliem outras variáveis do corpo, como suor e outras secreções corporais, para avaliar temperatura e estresse, por exemplo. A ideia final do projeto é conseguir desenvolver roupas inteligentes que, em contato com a pele, transmitam informações sobre a saúde do usuário de forma mais exata do que os relógios inteligentes de hoje em dia.

O adesivo BodyNet é como um cartão de identificação: através de ondas de radiofrequência ele acumula energia recebida de um receptor preso à roupa, e consegue então ler as informações que estão na pele do usuário, transmitindo-as de volta para o receptor que está próximo.

Os primeiros testes concretos dos adesivos devem ser feitos em ambientes médicos e controlados, para acompanhar a saúde de pacientes com distúrbios do sono ou com problemas cardíacos.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.