Robô inspirado em Star Wars devolve sensibilidade a amputados

Robô inspirado em Star Wars devolve sensibilidade a amputados

Último Vídeo

Mesmo com os avanços da tecnologia em prol da saúde e da reabilitação de pacientes que tiveram membros amputados, devolver a sensação do tato sempre foi um desafio para quem trabalha com tecnologia e bem estar. Até agora. E até algum cientista muito viciado em Star Wars ter uma grande ideia ao assistir uma das cenas antológicas dos filmes. A empresa de dispositivos médicos Mobius Bionics acaba de criar um protótipo de um braço mecânico que tem a capacidade de se conectar aos nervos de um amputado trazendo novamente a sensibilidade do toque para a pessoa.

E qual a ligação com Star Wars?

O protótipo surgiu de uma inspiração a partir de um dos capítulos de Star Wars, mas precisamente quando Luke Skywalker perde a mão direita em uma batalha com Darth Vader. Por isso, o protótipo recebeu o nome de LUKE Arm. Luke, no caso, é uma abreviação para Life Under Kinect Evolution. A ideia do Luke é que através de um implante do tamanho de uma aspirina, o protótipo consiga fornecer informações para o sistema nervoso do paciente e, dessa maneira, a sensibilidade ao tato seja recuperada. 

Para ficar mais claro,os nervos próximos à área amputada do usuário estão conectados a eletrodos. À medida que o usuário pensa em mover Luke, seu cérebro envia sinais elétricos através dos eletrodos, solicitando que ele se mova. Os dados sobre o experimento foram publicados na revista Science Robots e, mesmo que os cientistas reiterem que a sensação de toque seja artificial, o sentimento é muito real e a invenção realmente pode transformar milhares de vidas.

O produto já está a venda nos Estados Unidos, mas pela lei do país, a pessoa só pode adquirir de um médico licenciado ou por recomendação de um profissional.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.