Por que estalar o pescoço pode matar você?

Por que estalar o pescoço pode matar você?

Último Vídeo

Todo mundo conhece aquela pessoa que tem mania de estalar dedos, punhos e outras partes do corpo. Normalmente é um jeito de relaxar e buscar um alívio para algum tipo de tensão mas, alguns especialistas alertam de que a atitude de se estalar por conta própria pode ser bem arriscado. Um número chocante é o de que 25% dos casos de AVC em pessoas com menos de 40 anos, estão ligados ao estalos de pescoço.

O jogador americano Josh Hader, de 28 anos, contou em entrevista ao jornal The Washignton Post, que ao esticar o pescoço para tentar acabar com uma dor que estava lhe incomodando foi praticamente de imediato para a emergência. Os médicos logo diagnosticaram um derrame grave em Hader, em decorrência de um coágulo que se formou na região em que ele ouviu o estalo.

O médico que atendeu o jogador disse que ele poderia ter ido à óbito, já que o simples fato de ter estalado o pescoço fez com que ele rompesse a artéria vertebral. Embora assustador, os especialistas garantem que é muito raro que um estalo no pescoço ocasione um AVC (cerca de 2% dos casos), mas é importante ficar atento, pois uma dor incômoda pode ser o ponto de partida para situações mais sérias.

Sintomas do AVC

Como saúde é assunto sério, o Mega Curioso acha importante listar alguns dos sintomas do AVC:

  • Fraqueza súbita de um dos lados do corpo ou membro (sensação de formigamento)
  • Dificuldade para falar
  • Dificuldade para coordenação
  • Desequilíbrio

Em casos assim, é essencial que a pessoa busque ajuda imediata.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.