Exercício e enxaguante bucal: o perigo de juntá-los

07/09/2019 às 09:002 min de leitura

Pode parecer bobo, mas por que você não deveria fazer exercício e, logo depois, poder usar um enxaguante bucal? O que uma coisa tem a ver com a outra?

Nos comerciais da TV, tudo é muito simples e rápido: uma pessoa sorridente põe o enxaguante na boca, bochecha o líquido e, então, sua higiene bucal está 100% garantida a partir daquele momento. Qual será o preço de você paga por essa quantidade de químicos que coloca na boca?

(Fonte: Dominika Roseclay/Pexels)

Um experimento feito por cientistas do Reino Unido e da Espanha revelou que usar o enxaguante bucal logo após o exercício acaba com uma das vantagens da atividade física: a baixa da pressão arterial.

Quando nos exercitamos, os vasos sanguíneos se abrem por conta do óxido nítrico, dilatando-os, e assim a pressão arterial diminui, trazendo vantagem para os exercícios físicos e para a saúde em geral.

Por muito tempo acreditava-se que os vasos ficavam dilatados apenas pelo período de tempo das atividades físicas, entretanto, descobriu-se que após esse período a pressão se mantém baixa graças a forma como as bactérias interagem com o composto nitrato.

(Fonte: Sergio souza/Pexels)

O nitrato é absorvido nas glândulas salivares e excretado com saliva na boca. Dali, algumas bactérias usam o nitrato e o convertem em nitrito, que é engolido com a saliva, é absorvido pela circulação sanguínea e volta ao óxido nítrico, o que mantém os vasos largos e diminui a pressão.

Portanto, se um enxaguante bucal antibacteriano for utilizado, esse sistema será interrompido, e a pressão sanguínea voltará a aumentar após a atividade física.

Embora tenha sido um experimento pequeno, ele nos ajuda a lembrar de que nem toda bactéria é ruim para a gente; além disso, devemos também ficar atentos aos compostos antibacterianos que colocamos no nosso corpo, pois eles eliminam indiscriminadamente as bactérias, que também podem ser vantajosas, do nosso sistema.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: