5 dicas comprovadas pela ciência para deixar o café mais saudável

10/10/2019 às 04:002 min de leitura

Uma das bebidas prediletas do brasileiro, o café pode causar problemas se consumido em excesso ou com grandes quantidades de açúcar e outros aditivos. Mas há algumas maneiras de deixar o café mais saudável, que inclusive são comprovadas cientificamente.

Confira algumas delas a seguir.

1. Adoce com canela

Os perigos do açúcar para a saúde são muitos. Para evitar doenças como obesidade e diabetes, é recomendável adoçar o cafezinho com outra substância mais saudável.

Uma alternativa é usar a canela, pois ela ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue mais estáveis e protege contra doenças cardíacas, como já mostrado em alguns estudos, além de deixar o paladar bem apurado.

(Fonte: Freepik)

2. Substitua o convencional pelo descafeinado

O café descafeinado surge como opção para quem tem dificuldades para dormir e problemas de estômago, pois esse tipo possui uma menor quantidade de cafeína, substância estimulante absorvida rapidamente pelo organismo.

Ao retirar quase toda a cafeína (ele contém uma baixa concentração), esta versão permite aproveitar melhor os nutrientes presentes no grão e ter acesso a benefícios como alívio do estresse, fortalecimento do sistema imunológico e tratamento da insônia.

3. Dê preferência ao café orgânico

Cultivados sem a adição de agrotóxicos e outros produtos químicos, os grãos orgânicos preservam os nutrientes naturais, possibilitando aproveitar ao máximo tudo o que a bebida tem a oferecer.

O café orgânico ajuda a emagrecer, reduz a depressão, protege o fígado e previne câncer e diabetes, entre outras doenças. Além disso, ele contribui para preservar o meio ambiente, graças às técnicas diferenciadas de cultivo.

(Fonte: Freepik)

4. Não beba café de estômago vazio

Se você tem algum problema gástrico é melhor se alimentar — de maneira saudável, é claro — antes de encarar uma xícara. A explicação é simples: quando a bebida chega ao estômago, aumenta a produção de ácido clorídrico, causando azia e outros desconfortos.

De barriga cheia é possível saboreá-lo sem problemas, desde que não se exagere na quantidade.

5. Troque o leite de vaca pelo leite de amêndoas

Para aqueles que gostam de tomar café com leite, a dica é usar o leite de amêndoas. Menos calórico que o de vaca, ele contém gordura monoinsaturada, para o alívio do seu coração, e é benéfico para o estômago.

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: