Competições de força exigem cuidado, treino e alimentação pesada

Competições de força exigem cuidado, treino e alimentação pesada

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O treino para figurar entre os homens mais fortes do mundo envolve muito mais que algumas horas de academia. Para conseguir segurar pesos que chegam a meia tonelada e empurrar um caminhão, os atletas passam por adaptações corporais bruscas.

Para tornar-se um strongman, o treino leva em consideração as exigências na hora de carregar quantidades de peso imensas. São altos os riscos de lesões na espinha e músculos. Ou seja, pode parecer fácil, mas é bom ter cuidado antes de decidir demonstrar força levantando grandes pesos.

A prática 

As competições do tipo “homem mais forte” — strongman — são diferentes de esportes oficiais como levantamento de peso. Ao contrário das regras estritas do esporte, as competições possuem maiores elementos de exibição. Não é à toa que competidores levantam objetos estranhos, como carros e rochas. 

A natureza dos objetos levantados também acaba permitindo que os praticantes se submetam a algumas posições menos saudáveis e mais arriscadas. Tirando alguns movimentos específicos, no entanto, os riscos são mais ou menos parecidos com qualquer outro esporte.

(Fonte: Pixabay)
(Fonte: Pixabay)

Um aspecto curioso da prática é a dieta envolvida. São mais ou menos 10 mil calorias por dia, quatro vezes o de uma pessoa normal. A energia é gasta em treino constante, que envolve não só levantamento de peso. Os atletas também praticam exercícios cardiorrespiratórios e até mesmo natação. 

Menos complicado do que parece

Apesar das implicações envolvidas e do nível de treino, as competições de strongman são menos difíceis do que podem parecer. 

Os eventos são divididos em pesos, como outros esportes. Ou seja, é possível começar com pesos menores antes de testar caminhões e geladeiras. A comunidade relativamente pequena é bastante aberta a novos competidores. 

Há um detalhe que requer atenção para quem quer se iniciar na prática. A exigência nas competições é de que os objetos sejam, no mínimo, levantados do chão alguns centímetros. É fácil exagerar no esforço e conseguir levantar os objetos mesmo sem preparo. No entanto, a falta de técnica pode concentrar o peso em uma parte do corpo, levando a lesões. 

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