Por que o mundo dos esportes está se tornando vegano?

03/03/2020 às 13:003 min de leitura

A popularidade do veganismo tem incentivado o mercado a se adaptar e correr atrás de novidades, investindo em produtos que possam atender à alta da demanda. As evidências científicas que comprovam os resultados benéficos das dietas ricas em alimentos vegetais trazem também uma resposta lógica ao questionamento: atletas podem se tornar veganos?

Com mais tempo de vida, função imunológica e saúde cardiovascular melhoradas, parece óbvio que o desempenho nas atividades físicas, inclusive nos esportes, seja potencializado, não é mesmo?

Fonte: Pixabay
(Fonte: Pixabay)

Tão óbvio que atletas de alto rendimento se atentaram para os benefícios de uma dieta baseada em vegetais. Há aqueles que adotaram o veganismo por ideologia e aqueles que, durante as temporadas, mantêm uma dieta vegana. Entre eles, há nomes conhecidos e que podem surpreender com o veganismo associado ao sucesso no esporte.

As irmãs Williams são veganas; o jogador de basquete Kyrie Irving adota uma dieta vegana durante as temporadas; o melhor jogador de futebol do mundo, Lionel Messi, tem uma dieta baseada em vegetais enquanto os campeonatos estão rolando; o famoso jogador de futebol americano Tom Brady tem uma dieta baseada em vegetais, predominantemente; Steph Davis, Novak Djokovic, Colin Kaepernick, Lewis Hamilton… a lista é grande e inclui o primeiro fisiculturista vegano, Barny du Plessis. O atleta conta que tem melhores resultados com metade do treino que costumava fazer. O motivo? O corpo funciona perfeitamente.

Não foi à toa que atletas de sucesso se voltaram para uma dieta vegana e alcançaram sucesso no esporte. Há inúmeros benefícios no veganismo, e nós listamos quatro motivos pelos quais atletas como Messi estão "se tornando veganos".

Patrik Baboumian (Fonte: Getty Images)

1. Mais proteína do que carne

Como assim? Isso mesmo. O mito "de onde vem a proteína?" cai por terra rapidamente quando atletas conhecem e entendem melhor a dieta baseada em vegetais, pois diversos alimentos são mais ricos em proteínas do que a carne. Em 2019, um estudo alemão publicado na revista Nutrients mostrou que atletas com uma dieta baseada em vegetais e com a suplementação adequada de B12 tinham resultados nutricionais melhores do que aqueles que consumiam carne.

Porções de feijão podem ter mais proteína do frango; lentilha mais do que hambúrguer; suco de laranja fortificado pode atender a metade da necessidade diária de cálcio; espinafre tem o dobro da quantidade de ferro da carne; chocolate tem seis vezes mais ferro que a carne. Mas e a B12? Alimentos e suplementos fortificados podem suprir essa necessidade.

2. Suplementos e bebidas esportivas veganas ganham mercado

Uma pesquisa da Lumina Intelligence apontou que 21% dos pós-treinos mais vendidos nos Estados Unidos são feitos à base de plantas. A disponibilidade desses produtos facilita a vida dos atletas que optam pela dieta vegana.

Lionel Messi (Fonte: Wikimedia Commons)

O mercado está atento a essa tendência e, de acordo com a própria Lumina, existe uma corrida em busca da "proteína vegetal perfeita". Até o momento, a proteína da ervilha está no posto.

3. Melhoria na saúde do coração

Os atletas de resistência têm riscos elevados quando o assunto é a saúde do coração. Aterosclerose e danos ao miocárdio são "comuns", mas o risco pode ser reduzido significativamente com uma dieta à base de plantas e livre de laticínios. Pesquisadores do Comitê de Médicos para Medicina Responsável sugerem que a dieta vegana não apenas reduz os riscos como também melhora o desempenho atlético devido a saúde cardiovascular, pressão arterial e colesterol reduzidos, além de perda de peso.

4. Dietas veganas melhoram recuperação

Patrik Baboumian, o armênio-alemão considerado o "homem mais forte do mundo", apontou o motivo para o seu sucesso no esporte: dieta vegana. "Meu tempo de recuperação foi muito mais rápido, então eu pude treinar mais", disse ele.

Segundo evidências da Harvard Medical School, as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias das plantas reduzem o tempo de recuperação, a dor muscular tardia e a dor nas articulações e permitem a cicatrização mais rápida das lesões. Além disso, uma dieta baseada em plantas melhora a viscosidade do sangue, ajudando a fornecer oxigênio de maneira mais eficiente ao corpo. Tudo isso contribui para a longevidade da carreira esportiva.

Atletas profissionais e de sucesso garantem bons efeitos do veganismo

Produzido por Arnold Schwarzenegger, o documentário The Game Changers mostra depoimentos de atletas de elite que descrevem a melhoria do desempenho a partir da dieta vegana.

Venus Williams (Fonte: Wikimedia Commons)

Uma das atletas de maior sucesso e que exalta o veganismo é Venus Williams. A tenista multicampeã fez a transição para a dieta vegana e crudívora depois de descobrir um distúrbio autoimune que a fazia sofrer com dores nos músculos e na articulações. "Sinto que estou fazendo a coisa certa por mim", disse em entrevista à revista Health. A dieta permitiu que ela voltasse às quadras.

A melhoria no desempenho no esporte, seja ele qual for, tem inclinado atletas de alto rendimento à dieta vegana. Ao que parece, a tendência é que a lista aumente cada vez mais.

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: