Seja o primeiro a compartilhar

Pessoas com sonhos lúcidos podem falar e escutar enquanto dormem

Você já ouviu falar em sonhos lúcidos? Esse é o nome dado para o ato de reconhecer que está sonhando sem acordar do mundo imaginário — o que, por muitas vezes, dá ao sonhador a habilidade de controlar seu sonho. Entretanto, ao que tudo indica, isso é apenas um dos recursos que os indivíduos dominadores dessa “arte” conseguem exercer.

Segundo um novo estudo publicado na Current Biology, uma pessoa vivendo um sonho lúcido pode muito bem escutar e responder a perguntas em tempo real de pessoas que estão do lado de fora da sua imaginação sem sair do estado de sono. De acordo com os pesquisadores, o ato pode ser descrito como “tentar se comunicar com um astronauta em outro planeta”.

Os poderes do sonho lúcido

(Fonte: Pixabay)
(Fonte: Pixabay/Reprodução)

Conforme os dados apresentados pelos cientistas do Departamento de Psicologia da Universidade do Noroeste, nos Estados Unidos, os sonhadores lúcidos podem seguir instruções, resolver problemas matemáticos simples e responder perguntas de sim ou não sem atrapalhar os seus sonhos.

Os pesquisadores conseguiram se comunicar diretamente com os participantes do experimento por meio de um questionário feito enquanto analisavam as respostas dos seus movimentos faciais e dos olhos enquanto os sonhos lúcidos aconteciam. 

Em entrevista para o Live Science, a autora do estudo, Karen Konkoly, disse que sua primeira reação era de não acreditar quando um participante respondia suas perguntas dormindo. “Quando você tenta se comunicar com uma pessoa que está sonhando, você espera que ela não vá responder”, respondeu surpresa.

Sonhos lúcidos pelo mundo

(Fonte: Pixabay)
(Fonte: Pixabay/Reprodução)

Segundo um estudo de 2016 publicado na Consciousness and Cognition, 23% das pessoas têm sonhos lúcidos uma ou mais vezes por mês. Inclusive, essa é uma habilidade que pode ser treinada através de indução e associação de sons corriqueiros ao estado da mente durante o sono.

Este campo de estudo pode ser uma área muito complicada de se analisar, visto que a maioria das pessoas acaba esquecendo ou simplesmente não se lembra do que sonhou na noite anterior. Dessa forma, possuir novos experimentos que ajudem a compreender as ações humanas durante sonhos lúcidos pode se tornar um verdadeiro marco para o segmento.

Como para esse experimento foram utilizadas apenas quatro cobaias, os cientistas ainda buscam mais informações para melhor compreender qual a capacidade real de comunicação dos sonhadores lúcidos em seu estado de sono.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.