8 benefícios do café para a sua saúde

É muito comum ouvir as pessoas falarem a respeito dos danos que o café pode causar à saúde, o que realmente é verdade. Porém, esses danos costumam estar relacionados ao consumo excessivo da bebida. Quando o café é incluído na rotina de forma certa, com moderação, pode trazer muitos benefícios — veja alguns deles:

1. Contribui para o sistema cognitivo

(Fonte: Pinterest)(Fonte: Pinterest)

O café pode favorecer a memória, além de ajudar na prevenção de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer. Além disso, a bebida também favorece o estado de alerta e a concentração.

2. Pode melhorar o humor

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

O consumo do café também pode ajudar no humor, visto que ele estimula a liberação de neurotransmissores, como a serotonina e norepinefrina, que contribuem para o bom humor e funcionamento psicomotor.

3. Favorece o desempenho em exercícios físicos

A cafeína maximiza o desempenho físico do corpo, o que se dá devido ao efeito ergogênico da substância. Por isso, pode colaborar para a prática de exercícios físicos.

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

4. Benéfico para o fígado

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

O café ajuda a acelerar o metabolismo, de forma que participa da queima de gorduras, inclusive das que estão no fígado. Então, a bebida pode ajudar no tratamento de doenças como a Hepatite C e Cirrose.

5. Fonte de vitaminas e minerais

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Em uma xícara de café expresso, podemos encontrar quantidades significativas de vitamina B3, cálcio, magnésio e potássio.

6. Fonte de antioxidantes

A ação antioxidante atua no combate ao envelhecimento celular precoce, livrando o corpo da ação dos radicais livres. Isso pode ser benéfico para a saúde, inclusive, podendo prevenir doenças como o câncer.

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

7. Pode ajudar na perda de gordura

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Devido à ação termogênica, que acelera o funcionamento do metabolismo, o café pode colaborar diretamente para a perda de gorduras. Entretanto, é preciso deixar claro que ele por si só não proporciona um emagrecimento, apenas colabora com o processo.

8. O café colabora para a eliminação de toxinas

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

O café possui efeito diurético, ou seja, favorece o funcionamento do sistema urinário, o que faz com que ajude na eliminação de toxinas do corpo. Esse processo também ajuda a evitar problemas de retenção de líquidos, o que pode causar inchaços e dores.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.