Seja o primeiro a compartilhar

Como saber se você deve ir ao oftalmologista?

A visão é, talvez, o sentido mais importante dos seres humanos. Através dela, nós podemos interpretar toda a claridade que nos rodeia e transformá-la em imagens que representam a maneira como enxergamos o mundo. Porém, nem todos os seres humanos nascem com a visão perfeita ou permanecem com ela intacta para o resto da vida.

Na verdade, se você passar uma vida inteira sem apresentar qualquer probleminha nos olhos, considere-se uma pessoa bastante sortuda. Caso você faça parte da maior fatia da população, é preciso entender quais são os principais sinais de alerta para você buscar ajuda médica e qual a importância do oftalmologista na sua vida.

Sinais de alerta

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Normalmente, os principais problemas oculares não causam sintomas agressivos ou fáceis de notar, o que pode fazer com que você passe anos tendo lidar com um problema sem saber que precisa do auxílio médico. Por isso, após qualquer sinal de alterações na visão, o ideal é que a pessoa marque uma consulta com um oftalmologista.

Por exemplo, indivíduos que sofrem com manchas na visão podem estar sofrendo de um caso de descolamento de retina sem fazer ideia do problema. Apesar de não causar qualquer dor na região ocular, essa enfermidade pode levar à cegueira caso não seja tratada de maneira rápida e eficiente.

Irritações e dores nos olhos também são sinais bastantes frequentes de que algo pode estar errado com a sua vista, assim como casos de visão dobrada — o que pode ser sinal de catarata ou outro problema. Por mais que os problemas oculares possam ocorrer com qualquer pessoa, diabéticos e adultos com mais de 40 anos precisam ter cuidado redobrado.

A importância do oftalmologista

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

É bastante comum que as pessoas menosprezem a importância dos tratos com a visão, mas manter uma rotina de visitar ao oftalmologista é um processo essencial para garantir um futuro ocular saudável para a sua vida. Como dito anteriormente, boa parte das doenças oculares ocorrem de forma silenciosa, e a demora para buscar ajuda pode fazer com que você descubra alguma lesão já em estado avançado.

O glaucoma, que ocorre quando o nervo que liga o olho ao cérebro encontra-se danificado, é uma das doenças oculares mais severas e 50% dos indivíduos que possuem ela não sabem. Portanto, não coloque sua visão em risco e procure sempre um especialista para ser seu aliado na busca pela saúde ocular.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.