Dia Nacional da Imunização: o segredo está nos pensamentos

09/06/2021 às 10:001 min de leitura

No dia 9 de junho é comemorado o Dia Nacional da Imunização. O principal objetivo desta data é conscientizar a população sobre a importância de manter as principais vacinações contra certas doenças em dia, diminuindo a probabilidade de contrair enfermidades como a caxumba, o sarampo, o tétano, a gripe, a covid-19, entre outras.

O Ministério da Saúde do Brasil, como meio de lembrar a população da importância das vacinas, criou o Programa Nacional de Imunizações. A ideia é estabelecer um calendário nacional de vacinações contra as principais doenças que atingem crianças, jovens, adultos, idosos e gestantes.Para o PhD, neurocientista, neuropsicólogo e biólogo Fabiano de Abreu, diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito, o segredo para uma boa imunização está nos pensamentos.

"Nossos pensamentos conduzem nossas vontades e ações. Não só a alimentação ajuda no sistema imunológico, mas também pensamentos que não tragam prejuízos aos nossos neurotransmissores cerebrais que, quando em homeostase, dão um melhor suporte para que o nosso sistema imunológico trabalhe bem, assim como reforça a importância da vacina".

aFabiano de Abreu / Divulgação

O cientista também diz estar preocupado com o elevado número de casos de doenças relacionadas à ansiedade que afetam o sistema imune.

"O estresse ou a ansiedade potencializada e constante consiste em respostas do organismo a estímulos, desencadeado por fatores externos e internos, é mediado por ação de hormônios, neurotransmissores e a ativação do eixo Hipotálamo-Hipófise-Adrenal, que modula respostas metabólicas, endócrinas e imunológicas. O cortisol é o principal causador de imunossupressão, ato de reduzir a atividade ou eficiência do sistema imunológico, inibindo a principal interleucina responsável pela diferenciação dos Linfocitos T Help, a IL-2 desencadeando processos que prejudicam a imunidade."

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: