Por que a injeção de benzetacil dói tanto?

Alguma vez na sua vida você já teve que tomar uma injeção de benzetacil? Se a sua resposta é "sim", você provavelmente ficou impressionado com a dor que sentiu após essa experiência. Normalmente, o benzetacil é utilizado como um antibiótico dentro do grupo das penicilinas, indicado para o tratamento de infecções respiratórias e outros problemas de saúde.

Esse medicamento é vendido nas farmácias mediante a apresentação de prescrição médica e custa, em média, algo entre R$ 7 e R$ 14. Entretanto, o grande problema mesmo está no local de aplicação. Como o benzetacil é colocado diretamente preferencialmente na região do bumbum, os enfermos podem sentir bastante dor durante os dias seguintes na região.

Dor no corpo 

@flavonoidee

Por que a injeção de benzetacil DÓI TANTO?? ?????? #farmácia #farmaceuti #farmaceutica #flavonoide #fy

? som original - Flavia Masson

Muitas pessoas podem sentir incômodo com essa injeção pelo fato de ela ser feita com um líquido bastante espesso que, ao ser injetado no músculo do glúteo, afasta as fibras musculares e causa uma forte dor na hora da aplicação. O fato da injeção ser mais viscosa também faz que ela seja absorvida pelo corpo mais lentamente, fazendo a dor durar por até 1 semana.

Por isso, recomenda-se aos pacientes que recebem a dosagem do remédio relaxem o corpo no momento da injeção. Deixar o corpo tenso apenas faz as fibras musculares se contraírem e se tornarem mais rígidas e próximas. Por sua vez, isso dificulta a passagem do líquido e aumenta a sensação de dor.

Em alguns casos, é comum que as pessoas diluam o benzetacil em um pouco do anestésico chamado xilocaína ou lidocaína. Isso ajuda a diminuir um pouco a dor nos dias seguintes e no momento da aplicação. Entretanto, vale ressaltar que esse processo só poderá ser executado se houver autorização médica.

Utilidade do benzetacil

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

De maneira simples, o benzetacil é um medicamento que cumpre inúmeras funções e é ótimo para o tratamento de diversas doenças. Além de servir para cuidar de infecções respiratórias, ele também é recomendado para casos de amigdalite, febre reumática e até mesmo sífilis.

Esse tipo de remédio é contraindicado para pessoas que são alérgicas à penicilina e também para mulheres grávidas ou que estão amamentando, que só devem utilizá-lo com recomendação médica. Os efeitos colaterais mais comuns do benzetacil são:

  • náuseas;
  • dor de estômago;
  • diarreia;
  • tonturas;
  • candidíase vaginal.

Caso qualquer um desses sintomas se manifeste, recomenda-se procurar auxílio médico para que ele avalie se há a necessidade de iniciar outro tratamento. 

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.