É possível ter cáries mesmo escovando bem os dentes?

21/08/2021 às 08:002 min de leitura

As cáries acontecem quando as bactérias presentes na boca começam a se desenvolver mais do que deveriam e deterioram a estrutura do dente. Elas vão danificando o esmalte e atacando mais camadas do dente, causando dores fortes e alta sensibilidade, inchaço na gengiva, além da possibilidade de perder o dente atingido.

Por isso, os dentistas falam tanto para a gente escovar os dentes após as refeições e tomar cuidado com alimentos açucarados. Afinal, é a falta disso que alimenta as bactérias e faz elas atacarem nossos dentes. A questão é que algumas pessoas alegam ter cáries mesmo escovando os dentes corretamente. Isso é possível? Será que devemos tomar mais cuidados? Segundo pesquisas científicas recentes: sim. 

Imagem: FreepikImagem: Freepik

A propensão genética para cáries

Algumas pesquisas já mapearam alguns fatores genéticos ligados ao surgimento de cáries, como uma da Universidade de São Paulo, de 2018. As pesquisadoras recolheram amostras de quase mil crianças em três estados brasileiros e descobriram algumas variações no microRNA que podem estar relacionadas a uma maior propensão a ter cáries. 

Outros experimentos anteriores já haviam indicado que fatores genéticos podem influenciar na formação do esmalte dos dentes — assim, há pessoas com esmalte mais frágil para resistir aos ataques das bactérias que causam as cáries. Questões genéticas também podem estar ligadas a outras doenças que diminuem a quantidade de saliva na boca (o que favorece a proliferação das bactérias e o surgimento da cárie).  Isso quer dizer que não adianta escovar os dentes, se tiver propensão? Não!

O principal é mesmo a higiene

Por mais que esses aspectos genéticos tenham algum peso, eles não são uma sentença de que a pessoa sempre terá cáries e não há nada que se possa fazer. O que eles dizem é que esses indivíduos precisam caprichar ainda mais na prevenção — algo que todos nós devemos fazer, diga-se de passagem.

Isso porque a cárie só acontece quando as bactérias da boca (que sempre estão lá) recebem alimento, ou seja, restos de alimento. Se você limpa tudo direito e não deixa restos para os "bichinhos", é infinitamente mais difícil ter qualquer incômodo. O negócio é que só escovar os dentes não é suficiente.   

Imagem: UnsplashImagem: Unsplash

É importante higienizar seus dentes direito e não apenas passar a escova na boca de qualquer jeito. É importante esfregar cada dente, para que a ação mecânica das cerdas "desestabilize" a colônia de bactérias e dificulte sua proliferação em algum canto da boca. Além disso, passar fio dental é indispensável para alcançar aqueles cantinhos que a escova não pega. 

Como dito, a saliva também é importante, já que mantém o esmalte dos dentes mais forte e protegido. Por isso, tome bastante água e evite respirar pela boca. Contudo, mesmo que você tenha a boca mais seca, os hábitos de higiene corretos são o mais importante para manter sua boca livre de cáries.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: